Um pedaço da Holanda no Brasil

 In Destaque, Noticias

No Parque Histórico de Carambeí você vivencia a cultura holandesa sem sair do Brasil

Uma charmosa e encantadora cidadezinha do interior do Paraná, fica nos Campos Gerais a aproximadamente 140 km de distância de Curitiba, Carambeí tem pouco mais de 100 anos e abriga o maior museu histórico a céu aberto do Brasil. O Parque Histórico de Carambeí é um memorial da imigração holandesa construído em uma área de 100 mil m² que une um extenso e exuberante jardim a edificações que acomodam o acervo museal da instituição.

O museu foi idealizado por descendentes de imigrantes holandeses com o intuito de difundir e preservar a cultura e a história de seus antepassados. Em 2001 foi inaugurada a Casa da Memória, primeira ala museal da instituição e só em 2011, para as comemorações do centenário da imigração holandesa nos Campos Gerais foi inaugurado o complexo Parque Histórico de Carambeí e com menos de 10 anos o espaço se consolidou como o principal atrativo turístico da região.

Maior museu histórico a céu aberto do Brasil

A cada ano aumenta o número de visitantes que chegam a Carambeí vindos de outras cidades, Estados e até mesmo de outros países para conhecerem o Parque Histórico que hoje figura entre os três museus mais visitados do Paraná, sendo o principal atrativo turístico dos Campos Gerais.

 

Casa da Memória

A entrada do museu a céu aberto tem um antigo estábulo em alvenaria, construído em 1946, que pertenceu a imigrantes holandeses e hoje abriga a Casa da Memória, primeira ala de visitação do Parque. No local os turistas encontram uma magnifica maquete da Colônia Carambehy e ambientes de época que abrigam o acervo do museu.

Almoço típico servido aos finais de semana

O espaço da Casa da Memória também é divido com o Koffiehuis – Confeitaria e Restaurante – onde são servidas tortas doces feitas a partir das receitas centenárias dos imigrantes e também apetitosas porções de petiscos típicos holandeses e indonésios. Muitos holandeses chegaram a Carambeí vindos da Indonésia, por isto é muito forte a influência na culinária local. Aos finais de semana e feriados o almoço típico é a combinação da exuberante gastronomia indonésia e fica perfeita quando complementada com pratos de origem neerlandesa, sendo um convite a uma viagem cultural pelo paladar onde o sabor conquista os visitantes mais exigentes.

Delicada e encantadora porcelana holandesa

Neste casarão fica a loja de souvenirs onde é comercializado o Delft Blue, a tradicional e encantadora porcelana azul e branca que vem direto da Holanda, além de artesanato local. Os visitantes podem adquirir um bibelô para levar de lembrança do agradável passeio pela Holanda brasileira.

 

Parque das Águas

No Parque Histórico os turistas fogem do óbvio e fazem uma imersão na cultura holandesa sem precisar atravessar o oceano ou sair do Brasil. Inspirado no deslumbrante Zaanse Schans dos Países Baixos, a arquitetura das casinhas holandesas e os canais que compõem o cenário do Parque das Águas mexem com o imaginário dos visitantes. Um dos destaques é a rica coleção de moinhos em miniatura, e demais exposições temporárias que retratam os hábitos e costumes desse povo.

Poffertjes deliciosa panquequinha típica holandesa 

Neste ambiente é possível degustar da gastronomia típica servida no Ons Hoekje, amistosa e característica casa da cultura culinária neerlandesa, onde são servidas porções e quitutes étnicos.

Vila Histórica

Um vilarejo construído com reprodução de construções, que datam dos anos de 1911 e 1950, a Vila Histórica retrata a nostálgica Colônia Carambehy e permite conhecer os hábitos da cultura e a tradição dos imigrantes. Durante a visita, os turistas percebem como os holandeses se adaptaram a vida no Brasil e conhecem a sua trajetória histórica, também é possível fazer uma viagem no tempo e identificar com alguns ambientes que simbolizam moradias que lembram o aconchego da casa da vó. É impossível não se emocionar ao ver cada detalhe e o cuidado para montar cada um dos cenários desta ala do museu, é tão real que a primeira impressão ao entrar nas casas é que é um povoado habitado e que parou no tempo.

Voluntários reproduzem o cotidiano dos imigrantes na Colônia Carambehy

Em feriados e dias festivos o vilarejo ganha vida com o Museu Interativo, quando pessoas da comunidade trajadas com roupas antigas falando em holandês e com um sotaque arrastado reproduzem o cotidiano dos imigrantes na Colônia Carambehy. É possível conversar com os participantes, ver como era o trabalho do marceneiro e do ferreiro na oficina e também experimentar deliciosas bolachas holandesas assadas na hora em forno a lenha. Um verdadeiro convite para vivenciar a história da comunidade, uma experiência indescritível e inesquecível.

Jardins

O diferencial do museu a céu aberto é a extensa área de jardins que deixa todos maravilhados. A composição da vegetação do Parque recebeu influencias do paisagismo europeu do final do século XX e o paisagismos desenvolvido no Brasil no século XX. Em todas as estações o passeio pelos jardins do museu é um espetáculo, pois as plantas característica de cada época do ano tornam a natureza local apaixonante.

Os agapantos conseguem deixar o cenário ainda mais encantador

Na primavera quando os agapantos estão floridos e contornam as vielas da Vila Histórica, os canteiros de flores da estação contornados por uma extensa área verde de gramas tornam o ambiente mágico.

 

Museu do Trator

O Parque Histórico de Carambeí possui o mais completo Museu de Tratores e Implementos Agrícolas do país. Neste ambiente se mostram as transformações da agricultura na região, onde é contada a história do plantio direto da Colônia Carambehy sendo pioneira até se tornar uma das grandes potências agrícolas do Brasil.

Serviços:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. Todos os finais de semana e feriados, das 12h às 14h, é servido almoço típico holandês e indonésio no Koffiehuis. Para mais informações e marcar a visita do seu grupo entre em contato pelo e-mail [email protected].

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support