Alimentação medieval será discutida em evento no Parque Histórico

 In Destaque, Feira Medieval, Noticias

Cultura alimentar da Idade Média será tema de workshop realizado durante Feria Medieval no museu.

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá no final de semana dos dias 18 e 19 de novembro, será um evento lúdico que busca mexer com o imaginário do público sobre a Idade Média e contará com uma programação extensa. Entre as atividades do evento, no domingo (19) às 17h, acontecerá o workshop Sabores e saberes à mesa: a cultura medieval e suas múltiplas perspectivas, ministrada pelo mestre em história pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR Renato Toledo Amatuzzi.

Com a apresentação do workshop, o pesquisador buscará desmistificar o imaginário do público sobre a cultura alimentar medieval e as relações estabelecidas entre as pessoas e o que elas comiam. “A Idade Média é um período bastante injustiçado da História e, infelizmente, cercado de preconceito e imagens equivocadas da época. No campo alimentar e também médico há riquezas de saberes acerca da dietética e tratamentos de saúde envolvendo alimentos e preparo de pratos. Existe uma ampla variedade de invenções culinárias que afastam o período daquela imagem negativa, de fome, miséria e pouca diversidade alimentar”, explica.

Renato dedicou muitos anos para estudar a temática e possui uma vasta gama de fontes que utilizou como embasamento em sua pesquisa, títulos que obteve durante viagens, pesquisas realizadas em museus, livros adquiridos em sebos, entre outros. O estudioso da história da alimentação na Idade Média relata que comer durante esse período era muito mais que uma necessidade biológica, matar a fome. “Mostrarei mitos e verdades sobre a alimentação da época por meio de fontes produzidas no período medieval, manuais de medicina, livros de receitas, análise de ossadas humanas, manuais de comportamento à mesa e também artefatos utilizados na cozinha régia. A alimentação neste período envolvia critérios de gosto e sabor, padrões culturais, tradições e fatores políticos, saúde, economia e de regionalismo”.

Serviço

O workshop terá a duração de aproximadamente 1h30, acontecerá na Casa das Águas, será aberto ao público e após a fala do pesquisador haverá um tempo para a plateia tirar dúvidas e conversar sobre a temática. Renato dará dicas para que os participantes possam recriar em suas casas receitas tradicionais da culinária medieval. Mais informações sobre o evento pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support