Parque Histórico seleciona receitas para livro Alquimia da Cozinha

 In Destaque, Noticias

Tradicionais pratos de imigrantes e descentes serão publicados no livro colaborativo Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí.

O Parque Histórico de Carambeí, ainda no primeiro semestre deste ano, lançará livro de receitas colaborativo Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí. A publicação integra o Programa Cultura Alimentar, desenvolvido pelo Núcleo de História e Patrimônio da instituição, a fim de resgatar receitas de famílias imigrantes ou descendentes que tiveram vínculo com a antiga Colônia Carambeí.

Tradicional receita de torta da Frederica Dykstra será publicada em livro do Parque Histórico de Carambeí

A equipe do museu já está selecionando as receitas encaminhadas para compor o livro colaborativo. Dentre elas, está o ‘notenkoek – bolo de nozes’ mais apreciado pela comunidade neerlandesa da Colônia durante muitas décadas, que é feito pela primeira confeiteira de Carambeí, Nicia Los, filha de imigrantes. Frederica Dykstra, proprietária do famoso café Frederica’s Koffiehuis, passou o segredo de uma das tortas mais tradicionais de seus estabelecimento e também da cultura holandesa. O sabor da Polônia será perpetuado por meio da publicação com pratos que fazem sucesso como a ‘chleb’, tradicional broa de batatas polaca que é preparada pelas mãos de Lourdes Kachinski. A cultura alemã se fará presente com a clássica receita de bolachas de Hildegart Engels.

Felipe Pedroso, historiador do Parque e idealizador do livro, diz que ainda está no processo de seleção de receitas e pede que a comunidade continue contribuindo “É extremamente importante a participação da comunidade na preservação e difusão de suas culturas alimentares, enquanto patrimônio regional, a valorização dos seus costumes e de suas tradições a mesa dependem de todos, não apenas do museu. Por esse motivo, esta publicação tem um teor comunitário e colaborativo, além de democratizar o acesso às memórias privadas, já que as receitas são de família, também contribui para o pluralismo étnico e cultural de Carambeí”.

Serviço:

Poderão participar do livro de receitas Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí imigrantes e descentes que tenham relação com a Colônia Carambehy. Para participar, os interessados em ter um prato de família publicado pelo Parque Histórico, terão até o dia 20 de março para encaminhar suas receitas via e-mail para [email protected], ou deixar na secretaria do Parque Histórico em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support