Parque Histórico realiza Oficina de Pêssanka

 In Destaque, Noticias

Páscoa no Parque aproxima crianças da cultura ucraniana por meio de atividade lúdica

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí desenvolveu para a Páscoa uma Oficina de Pêssanka para atender os grupos escolares e as crianças que visitarem o museu durante esse período. A atividade tem o intuito de aproximar os pequenos da cultura eslava e mostra a tradição dos ovos pintados manualmente.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque, explica como a ação possibilitará que a garotada conheça a cultura ucraniana. “Com essa oficina buscamos introduzir os grupos escolares no panorama histórico por meio de aula interativa onde os alunos poderão fazer as suas próprias pêssankas de gesso conforme o simbolismo presente nessa arte eslava”.

A ação trabalha com um patrimônio de origem eslava, a pêssanka que é um ovo pintado a mão herança cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX. “São cerca de 500 mil descendentes de ucranianos no Brasil, desse 400 mil encontram-se no Paraná e preservam a tradição dos ovos pintado manualmente. Carregando simbolismos cristãos e de origem pagã, a pêssanka é um fruto do sincretismo cultural presente na história ucraniana”, comenta Lucas.

Para a Oficina de Pêssankas realizada para o público escolar as vagas foram preenchidas rapidamente. Devido a rápida adesão o Núcleo Educativo decidiu preparar uma atividade para atender as crianças que visitarem o Parque no domingo de Páscoa.

“As pêssankas possuem uma simbologia que fala de renovação, são dadas a pessoas especiais com votos de prosperidade. A oficina preparada para o público escolar foi adaptada para atender o público espontâneo do Parque, no domingo de Páscoa, para que de modo lúdico possamos aproximar as crianças da rica herança cultural eslava”, relata Fernanda Hrycyna.

Serviço:

A Oficina de Pêssanka é destina as crianças que visitarem o Parque Histórico no domingo de Páscoa e será realizada a partir das 14h. A atividade será gratuita, não é necessário fazer inscrição prévia e no domingo criança até 10 anos não pagará entrada para visitar o Parque Histórico. Mais informações pelo telefone 42 3231-5063.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support