Evento do Parque Histórico evidencia a diversidade cultural

 In Destaque

Festividade incentiva a manutenção dos costumes dos imigrantes que se estabeleceram na região.

A 9ª Festa dos Imigrantes do Parque Histórico de Carambeí, realizada entre os dias 4 e 6 de maio, mais uma vez foi sucesso e reuniu cerca de 11,1 mil pessoas que por meio da dança, música, arte e gastronomia celebraram a diversidade cultural herdada pelos imigrantes que se estabeleceram na região.

O presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, anima-se ao perceber que o evento se tornou referência para celebrar a tradição dos povos que se estabeleceram no Estado. “A Festa dos Imigrantes se consolidou como um grande evento e de fundamental importância para o Parque Histórico, com ela mostramos o Paraná dos imigrantes e das etnias, divulgamos por meio da dança, da música, da arte e da gastronomia todos os povos que fizeram o Brasil como é hoje”.

Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka

Emerson Luiz Scharnei, do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, relata que é importante estar reunido com outros grupos folclóricos e levar ao público a tradição e costumes de seus antepassados “Dividir o palco com grupos de outras etnias que se doam tanto quanto o Grupo Vesselka e preservam as suas raízes ancestrais num país tão longínquo é algo admirável de se ver. Não tenho dúvida que o sangue que corre em nossas veias se divide entre Brasil e Ucrânia, e tenho certeza que isso não é diferente entre outros descendentes representados nesse evento”.

Esta festividade é uma oportunidade para a juventude conhecer o multiculturalismo deixado pelos imigrantes, explica Felipe Pedroso coordenador cultural do Parque Histórico. “Para o jovem queremos evidenciar que existe uma pluralidade cultural, artística e étnica na formação da nossa sociedade, a junção das diferenças faz com que tenhamos uma identidade tão expressiva enquanto brasileiros. A celebração da Festa dos Imigrantes acima de tudo tem a mensagem do respeito à diversidade”.

Para Scharnei, é um presente o Parque Histórico oferecer um espaço para difundir as diferentes tradições deixadas pelos imigrantes. “Para nós do Vesselka é um privilégio dançar para um público que reconhece o trabalho e que a incentiva na manutenção da cultura dos outros povos no nosso amado Brasil. Agradecemos imensamente o convite e parabenizamos a todos da organização da 9ª Festa dos Imigrantes do Parque Histórico de Carambeí”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support