Parque Histórico realiza exposição sobre o futebol na Colônia Carambehy

 em Destaque

O esporte era uma paixão dos imigrantes holandeses e aproximava a comunidade.

Em período de Copa do Mundo, época em que os torcedores estão animados e buscam novidades sobre o tema, o Parque Histórico lançará a mostra fotográfica Várzea – o futebol na Colônia Carambehy. A exposição ficará na Casa da Memória, abrirá ao público de 15 de junho a 15 de julho, e terá entrada gratuita.

“Várzea, nome escolhido para a mostra fotográfica, remete aos jogos de futebol amador disputado em campinhos rudimentares pelo Brasil afora”, explica o curador da exposição Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque.

A mostra fotográfica conta a história das primeiras competições e dos primeiros times de futebol de campo no município, onde os jogos se tornaram importante instrumento de socialização. “Com os registros fotográficos é possível resgatar parte importante da história de Carambeí, o futebol era uma paixão na colônia e o esporte era um dos meios de lazer e recreação da comunidade”, comenta o Historiador.

Time de futebol da Cooperativa Central de Laticínios LTDA 

Apesar do futebol ser uma grande paixão dos imigrantes holandeses, devido ao código de ética protestante da época, estes guardavam o domingo e não podiam participar de jogos por ser dia do Senhor.

A prática esportiva também era uma importante ferramenta para aproximar a comunidade. “Era por meio do futebol que o núcleo de imigrantes holandeses interagia com os demais moradores da colônia”, relata Felipe.

Mais informações pelo e-mail agendamento@aphc.com.br, ou pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt