Parque Histórico realiza exposição sobre o futebol na Colônia Carambehy

 In Destaque

O esporte era uma paixão dos imigrantes holandeses e aproximava a comunidade.

Em período de Copa do Mundo, época em que os torcedores estão animados e buscam novidades sobre o tema, o Parque Histórico lançará a mostra fotográfica Várzea – o futebol na Colônia Carambehy. A exposição ficará na Casa da Memória, abrirá ao público de 15 de junho a 15 de julho, e terá entrada gratuita.

“Várzea, nome escolhido para a mostra fotográfica, remete aos jogos de futebol amador disputado em campinhos rudimentares pelo Brasil afora”, explica o curador da exposição Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque.

A mostra fotográfica conta a história das primeiras competições e dos primeiros times de futebol de campo no município, onde os jogos se tornaram importante instrumento de socialização. “Com os registros fotográficos é possível resgatar parte importante da história de Carambeí, o futebol era uma paixão na colônia e o esporte era um dos meios de lazer e recreação da comunidade”, comenta o Historiador.

Time de futebol da Cooperativa Central de Laticínios LTDA 

Apesar do futebol ser uma grande paixão dos imigrantes holandeses, devido ao código de ética protestante da época, estes guardavam o domingo e não podiam participar de jogos por ser dia do Senhor.

A prática esportiva também era uma importante ferramenta para aproximar a comunidade. “Era por meio do futebol que o núcleo de imigrantes holandeses interagia com os demais moradores da colônia”, relata Felipe.

Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support