Feira Medieval do Parque Histórico é realizada por apaixonados pela temática

 In Destaque

   

O evento da Idade Média foi idealizado por um grupo de amigos e na primeira edição conquistou o público.

A Feira Medieval realizada no Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, está na segunda edição, e é a primeira desta tipologia nos Campos Gerais, sendo o maior evento medieval realizado no Paraná. O diferencial deste evento é o caráter comunitário, foi idealizado por um grupo de amigos e neste ano envolverá cerca 100 voluntários na organização.

A feira foi sonhada por um grupo de amigos, entusiastas da Idade Média, em uma conversa informal e assim surgiu o Chamagrimpa. “Escolhemos o nome Chamagrimpa como forma de nos representar porque, depois de muita discussão, chegamos ao consenso de que deveria ser algo nacional e de fácil pronuncia. Chama é uma forma simbólica de representar a paixão pelo que fazemos, a Grimpa remete ao pinheiro e é um ótimo material para fazer fogueira, também um símbolo regional, relata Fernanda Tiemi Risden uma das fundadoras do grupo.

Mariane Silva, voluntária e uma das idealizadoras do Chamagrimpa, explica que o grupo surgiu com o intuito de trazer a cultura da Idade Média para a região, inicialmente o projeto da Feira Medieval era trabalhar apenas com crianças em fase escolar, mas o evento tomou uma grande proporção, e já na primeira edição tornou-se a maior celebração desta tipologia no Estado. “Tudo começou com a ideia de trazer a cultura de eventos e estudos medievais aos Campos Gerais, pois ouvia-se falar sobre esses eventos somente em locais como Curitiba e São Paulo. O propósito do grupo em conceber a ideia de uma feira era modesto, seria uma atividade destinada apenas a crianças e escolas, contamos com o apoio do Parque Histórico e o evento cresceu. A Feira Medieval, pensada para 300 pessoas precisou ser transformada para receber o público com cerca de 5,3 mil pessoas. O evento tornou-se uma celebração da Idade Média e além de entusiastas da temática se transformou em um programa familiar”.

No evento o público é transportado para uma viagem ao período medieval, em um passeio lúdico pela história e pela fantasia. Fernanda afirma que essa imersão na atmosfera medieval e o sucesso do evento acontece pelo trabalho realizado pelo grupo interdisciplinar. “Contamos com estudiosos do paganismo, costureiros, sapateiros, ferreiros vikings, guerreiros, templários, músicos, artistas, cosplayers e curiosos que se dedicam para organizar a Feira Medieval por amor à história, nunca visando lucros, mas sim com o intuito agradar ao público que partilha dos mesmos gostos que nós, para dar oportunidades regionais de conhecimento da época em um ambiente agradável e divertido”.

Serviço:

Os ingressos para a Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, será R$5. Crianças até 12 anos e pessoas com traje completo serão isentas da taxa. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support