Feira Medieval terá apresentação de combates reais

 In Destaque

Apresentação da escola Ordem do Grifo e do Fogo será um dos destaques do evento

Na segunda edição da Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, a Ordem do Grifo e do Fogo fará demonstrações de combates reais com técnicas históricas usando armas medievais.

A Ordem do Grifo e do Fogo é uma escola de artes marciais, de Curitiba, especializada em esgrima histórica segundo a tradição de Johannes Liecthenauer. Na instituição tem um time de Combate Medieval Histórico (HMB) e as disciplinas de sabre militar entre outras armas históricas.

“A escola trabalha com artes marciais históricas europeias, o HEMA (Historical European Martial Arts) sistemas marciais antigos, que evoluíram para esportes modernos é o caso da esgrima olímpica moderna, o boxe, o wrestling. Outros caíram em desuso devido a diversos fatores, como a evolução armamentista, é o caso do combate histórico em armadura Harnischfechten cai em declínio após a renascença e acaba desaparecendo”, explica Jean Muksen, presidente da Hema Brasil, Federação Nacional de Artes Marciais Históricas Europeias e capitão e instrutor da Ordem do Grifo e do Fogo.

Hans Tallhoffer retrata, no século 16, um “Julgamento por Combate”

O grupo faz pesquisa histórica para pode reconstruir os sistemas de HEMA’s, conta Muksen. “Buscamos fontes históricas como os manuais e tratados de combate escritos pelos grandes mestres do passado, que são nossas fontes primárias. Além dessas, usa-se como fontes secundárias a iconografia, evidências forenses, entre outras”.

Equipamentos modernos são utilizados em combates para proteger os participantes

Jean relata não existe perigo para os combatentes, pois todos utilizam equipamentos que garantem a segurança para a apresentação. “Atualmente, usamos equipamento moderno para garantir a proteção e simular uma luta sem armadura, permitindo usar uma ampla gama de técnicas sem ferir o oponente”.

O idealizador do evento e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler, finaliza convidando o público para prestigiar os combates. “Na área externa do Parque, na Vila Histórica, a Ordem do Grifo e do Fogo fará demonstrações de combates utilizando armas medievais. Os combates são reais e é muito interessante assistir”.

Serviço:

Nos dias 18 e 19 de agosto acontecerá a II Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí. O ingresso para o evento será R$5, crianças até 12 anos e pessoas com traje medieval completo serão isentas da taxa.

O Parque abrirá ao público a partir das 11h, as atividades da Feira iniciarão às 13h. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support