Parque Histórico de Carambeí está entre os 100 museus mais visitados do Brasil

 In Destaque

Ibram divulga formulário de visitação anual referente ao ano de 2017, período em que mais de 32,2 milhões de pessoas visitaram os museus brasileiros.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, é um memorial da imigração holandesa inaugurado no ano de 2011 para celebrar os cem anos da chegada dos holandeses na região. Com apenas 7 anos o museu é considerado o principal atrativo dos Campos Gerais, em recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é apontado entre os 100 museus mais visitados do Brasil.

O Ibram divulgou o Formulário de Visitação Anual com a lista dos museus mais visitados. Participaram da pesquisa 1.081 museus brasileiros, destes, 80 não contabilizam o público. Os demais museus contam os visitantes por meio de livro de assinaturas, catraca, contador manual, sensor eletrônico, lista de presença em atividades, formulários e ingressos.

Na contagem realizada, mais de 32,2 milhões de pessoas visitaram os museus brasileiros no ano de 2017. Deste número, 25,3 milhões são público dos 100 museus mais visitados do país, no qual o Parque Histórico ocupa o 64º lugar do ranking.

Dick Carlos de Geus, presidente do Parque Histórico, anima-se com o resultado divulgado pelo Ibram. “É gratificante ver que o sonho de algumas pessoas em preservar a memória da imigração holandesa deu certo. Tudo começou pequeno e sem grandes expectativas, só queríamos preservar a história da imigração holandesa e hoje o Parque cresceu e conta a história de outras etnias, que também se estabeleceram em Carambeí e contribuíram para o desenvolvimento do município. Esta é uma grata constatação para todos que trabalharam para criar este museu”.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, atribuiu o lugar no ranking ao trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. “Desde 2014, com o início da formação do corpo técnico e da gestão integrada voltada para pesquisa, educação e difusão do museu, o Parque Histórico vem registrando um crescimento vertiginoso no número de visitantes. Esse crescimento é fruto de diversos fatores, como o trabalho de uma equipe multidisciplinar, atividades diversas com uma extensa agenda cultural anual e da promoção do atrativo em diversas plataformas de mídia”.

O historiador finaliza afirmando que sente-se enaltecido ao ver o Parque figurando entre os museus mais visitados do Brasil, ao lado de museus centenários.  “Figurar nessa lista era um objetivo pessoal da minha gestão frente ao setor cultural do museu, em 2016 entramos para a listagem dos 5 museus mais visitados do sul do Brasil e figuramos como segundo museu mais visitado do Paraná. É muito gratificante poder colocar um museu do interior do Paraná, de uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes no mapa e frente aos grandes museus brasileiros, isso mostra que a instituição conquistou uma relevância nacional. ”

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support