Parque Histórico recebe acervo da antiga Cooperativa Central

 In Destaque

O acervo documental de uma das principais cooperativas do Brasil será preservado pelo museu e utilizado em pesquisas.

A Cooperativa Central de Lacticínios LTDA (CCLPC), a primeira cooperativa industrial fundada no Brasil pelos holandeses e descendentes, foi uma das maiores indústrias brasileiras. O Parque Histórico de Carambeí, é um memorial da imigração holandesa, desde 2014 tem trabalhado no resgate da história cooperativa e recebeu a doação do acervo CCLPL.

Fundada em 1954, a Central foi fundamental para o desenvolvimento de Carambeí e da região relata Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico. “A Cooperativa Central é parte imprescindível da história de Carambeí, foi uma das maiores cooperativas do Brasil, recebeu a visita de autoridades importantes como o finado Príncipe Bernardo da Holanda em 1959 e ex-presidentes da República, ministros, cônsules e embaixadores”.

Vendida na década de 1990, ainda hoje falar da cooperativa provoca lembranças em todos. Desde 2014 o Núcleo de Patrimônio e História tem trabalhado para resgatar a história da CCLPL. Foram feitas campanhas para que objetos, fotos e documentos relacionados a Central fossem doados ao museu.

Com o fechamento oficial da Central, que aconteceu este ano devido a tramitação legal, o acervo que ainda restava foi doado ao Parque Histórico pelas cooperativas holandesas Castrolanda, Frísia e de Capal, que integravam a CCLPL.

O historiador anima-se ao relatar que os documentos doados ao Parque, serão zelados por profissionais capacitados para trabalhar com acervo documental e que serão utilizados em pesquisas sobre a temática. “As publicações internas da cooperativa como: os jornais e os informativos foram doados para o museu. Os livros de atas que ainda eram redigidos a mão e em língua holandesa, além de livros contábeis e memorandos também foram entregues. Esses documentos que agora integrarão o acervo documental do museu poderão contar mais sobre a importância do cooperativismo e da prática leiteira nos aspectos econômicos, sociais e culturais de Carambeí. É um acervo riquíssimo que merece ser preservado”.

Recent Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support