O VI Festival de Tortas de Carambeí será no Parque Histórico

 In Destaque

O mais doce e saboroso evento dos Campos Gerais está chegando.

A sexta edição do Festival de Tortas de Carambeí acontecerá entre os dias 12 e 14 de outubro, das 10h às 20h, no Pavilhão de Exposições Frísia – anexo ao Parque Histórico e a entrada será gratuita. A tradicional feira que colocou o município na rota do turismo gastronômico é uma realização do Parque Histórico de Carambeí e da Prefeitura Municipal, que contam com o apoio da Frísia Cooperativa Agroindustrial.

O coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, Felipe Pedroso, fala o quanto é relevante para a instituição sediar um evento como este. “É importante para o Parque Histórico participar da organização de um evento consolidado como esse, pois estimula a prática culinária e promove o patrimônio imaterial local”.

A tradição de chá com bolo, no período da tarde, é muito expressiva entre os imigrantes e descendentes de holandeses. Minnie Boer tem descendência holandesa, é confeiteira artesanal e vê no evento uma oportunidade para manter vivo o costume de sua família. “Minha mãe sempre fez bolos em casa, na minha casa sempre tem bolo e não tem nada mais holandês que tomar café da tarde com bolo. Claro que com o passar dos anos e para o Festival de Tortas precisamos adaptar as receitas, colocar cremes e confeitos. Mesmo assim estamos mantendo viva e difundindo a herança cultural holandesa do café com bolo durante a tarde”.

Felipe reforça que no município a tradição do café com torta é um costume trazido pelos neerlandeses. “As diversas etnias migratórias que se estabeleceram em Carambeí trouxeram consigo a tradição europeia da confeitaria. Em terras brasileiras essas tradições sofreram transformações e adaptações de receitas simples que passaram a preparos mais sofisticados, a comunidade holandesa foi a principal responsável por difundir o gosto pelas saborosas tortas servidas habitualmente em seus café e festejos”.

Para a secretária municipal de desenvolvimento, Aline Valer, o evento foi fundamental para colocar Carambeí na rota do turismo gastronômico. “A tradição das tortas em Carambeí precisa ser conhecida, valorizada e o Festival de Tortas é a melhor forma para reconhecer as confeiteiras artesanais que mantêm essa herança cultural viva, e os cafés que atraem turistas para o município. O evento nos colocou no roteiro do turismo gastronômico e durante o ano todo recebemos muitos visitantes motivados em degustar as famosas tortas de Carambeí”.

Conhecida em toda a região, a cidade recebe turistas em busca de um saborosa experiência gastronômica que inicialmente foi promovida pelo Frederica’s Koffiehuis, primeiro café da cidade, que se fortaleceu com o evento das tortas. A confeiteira e proprietária do café, pioneira neste ramo de atividade, Frederica Dykstra constata que o festival é uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento do gastronômico na região. “Desde as primeiras edições, o Festival tem sido uma ótima oportunidade para o Frederica’s em expor e divulgar seus produtos e, junto as outras empresas participantes, colocar Carambeí em evidência, auxiliando o desenvolvimento do Turismo Gastronômico da Região dos Campos Gerais”.

Proprietário do estabelecimento Tortas Wolf, Diego Wolf, relata a experiência de sua família com o Festival de Tortas, afirma que o evento foi essencial para a abertura e divulgação da sua empresa. “Começamos a participar do Festival de Tortas na segunda edição, na época minha mãe Maria Terezinha Wolf fazia bolos em casa e com o tempo foi aprimorando seu trabalho, a demanda cresceu devido a divulgação no evento e nos fez sonhar em abrir um café. Faz três anos que abrimos o Tortas Wolf e já estamos ampliando pela terceira vez”.

Minie Boer, faz bolos e tortas por encomendas, também começou a participar do evento na segunda edição e diz-se motivada pelo público. “Adoro o clima de feiras, acho uma delícia conversar com as pessoas, é claro que sempre tem retorno financeiro e que é uma ótima divulgação. Após os eventos sempre temos novos clientes, por mim o festival nunca vai acabar e enquanto puder vou participar”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support