Parque Histórico terá Museu Interativo no dia 13 de outubro

 In Destaque

A reprodução do cotidiano dos imigrantes integra a programação especial do museu para o Festival de Tortas.

Já imaginou vivenciar a década de 1930 em um colônia de imigrantes holandeses, no interior do Paraná? No Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, em dias de Museu Interativo que acontece em datas especiais, é possível reviver o nostálgico cotidiano dos imigrantes. No dia 13 de outubro, a partir das 15h, o museu ganhará vida e você é convidado para fazer essa experiência de viagem ao passado.

A Vila Histórica, ala museal que reproduz a antiga Colônia Carambehy, estará habitada por descendentes de imigrantes que reproduzirão o dia a dia de seus antepassados. Visitar o Parque neste dia é um convite para se emocionar ao ver os voluntários reconstruindo cenas corriqueiras, que muitas vezes passam despercebidas e que emocionam o público por trazer boas lembranças de seus antepassados.

Lourdes Kachinski difunde a cultura polonesa no Museu Interativo

A vida simples do campo seja na Colônia Carambehy ou em outra localidade é muito parecida. Por isto, muitos visitantes associam a reconstrução do cotidiano dos imigrantes a uma cena na aconchegante casa da vovó, seja por uma bolacha assada no forno lá fora, ou ao experimentar um pedaço de broa da vó polonesa.

Os voluntários, que reproduzem o dia a dia dos moradores da Colônia Carambehy, mostram a interação entre os holandeses com as outras etnias presentes na pequena comunidade. Cada uma das construções que compõe a reprodução da nostálgica vilinha de imigrantes tem atividades, pessoas com trajes de época e algumas com um sotaque arrastado interagem com os visitantes.

As saudosas viagens de trem são representadas na réplica da estação Carambehy. Nas casas sempre tem alguém feliz a espera de visitas, com a mesa posta para o café e com deliciosos quitutes preparados com todo carinho. Na pequena igreja sempre tem alguém tocando músicas sacras no antigo harmônio. Na escolinha é possível aprender algumas palavra em holandês, com a professora linha dura que sempre está à disposição para ensinar. Na oficina sempre tem um voluntário mostrando seus dotes de ferreiro e marceneiro.

Visitar o Parque em dias de Museu Interativo é uma experiência ímpar, que fica guardada na memória e no coração do público. É reviver um passado distante, mas que ainda traz inesquecíveis lembranças de cenas parecidas da vida no campo, da casa da vovó ou de algum parente. Nestes dias é comum ver o público emocionado, ver lágrimas de saudade rolando e sentir o encantamento de todos.

Serviço:  

O Museu Interativo que acontecerá no dia 13 de outubro, a partir das 15h, integra a programação especial do museu para o VI Festival de Tortas que acontecerá no Parque Histórico, de 12 a 14 de outubro. Devido ao evento, nestes três dias, o horário de visitação do Parque será estendido, das 10h às 20h, e a entrada será gratuita.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support