Parque Histórico realiza oficina de capacitação para professores

 In Destaque, Noticias

Profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram de treinamento com Núcleo Educativo do Parque Histórico com o objetivo de conhecer os temas abordados no museu para trabalhar em sala de aula e a história de Carambeí.

Com o intuito de estreitar os laços entre o museu e a escola, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou um treinamento especialmente para os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade. A capacitação aconteceu na terça, no Parque Histórico, foi dividida em dois turnos para trabalhar separadamente com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, em conformidade com as atividades pedagógicas realizadas em cada faixa etária dos alunos.

A oficina voltada para educadores teve por finalidade construir coletivamente um roteiro que forme um diálogo entre o museu e a escola. “Na oportunidade, apresentamos uma cartilha que aponta quais os temas das disciplinas do Ensino Fundamental I, alicerçado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser observadas e trabalhadas antes, durante e depois da visitação no museu. Deste modo, atuando como uma possibilidade de apoio pedagógico para o professor”, explica Lucas Kugler, coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico.

A capacitação multidisciplinar foi dividida em dois turnos, no período da manhã foi destinada aos professores do Ensino Fundamental I e no período vespertino aos educadores da Educação Infantil. “Apesar da cartilha ser voltada aos profissionais do Ensino Fundamental I a ação contemplou professores e professoras da Educação Infantil para que possam trabalhar no museu, experiências que mais tarde seus alunos poderão associar com os conceitos aprendidos do Fundamental I adiante”, complementa o historiador.

Carolline Marcos da Silva, professora de educação física da Rede Municipal de Ensino, relata sua experiência com a capacitação e como fará o link com a sua disciplina. “O palestrante deu ênfase em como poderíamos associar a alimentação, um dos temas que compõe a cartilha, a visitação a exposição que faz os resgate de brincadeiras antigas. Estes são dois temas que consigo trabalhar a história de Carambeí associado a educação física, que é a disciplina que trabalho na Rede Municipal”.

Lucas reconhece o dia de treinamento como uma experiência frutífera. “Houve interesse dos professores e foi uma oportunidade para troca de experiências. Nós, profissionais do Núcleo Educativo, aprendemos muito com a experiência e visão pedagógica dos educadores presente. O que nos fez sentir mais preparados para mostrar que o museu não é um templo, onde as pessoas pensam que só podem observar em silêncio. O museu é um fórum, um lugar de diálogo e construção coletiva do saber. Museu é um lugar para todos, museu é lugar de criança. As sementes plantadas agora serão colhidas no decorrer deste ano”.

A secretária municipal de educação e cultura, Ana Wieslava, anima-se com a parceria firmada com o Parque Histórico de Carambeí. “Esta parceria com o museu veio para fortalecer o trabalho realizado no ensino. Neste seis anos que estou à frente da secretaria posso afirmar que esta oficina realizada pelo Núcleo Educativo do Parque superou minhas expectativas, onde ofereceram aos professores um produto de excelente qualidade que enriquecerá o ensino em sala de aula. A união entre o setor público e o museu fará com que educação do município se torne modelo no Estado”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support