Parque Histórico quer ampliar acervo fotográfico

 In Destaque, Noticias

Historiadores pretendem expandir a narrativa oficial de Carambeí por meio da história registrada em fotografias.

O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí quer ampliar o acervo fotográfico do museu e contar a história do município registrada por meio da fotografia. Por isto, a Associação Parque Histórico mais uma vez pede a comunidade que se sensibilize e ceda fotos ligadas a história de Carambeí até o ano 2.000. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou telefone 42 3231-5063.

A campanha para arrecadação de fotos tem por finalidade expandir o acervo fotográfico do Parque e integra o Projeto História Visual, que está vinculado ao Programa Memória Plural. Com as fotografias o Núcleo de História e Patrimônio pretende ampliar as narrativas oficiais da história de formação de Carambeí, incluindo outras etnias tão importantes quanto a holandesa, como os indonésios, italianos, poloneses, portugueses e alemães.

O museu inicia uma nova fase em seu trabalho, agora quer conhecer a história de todas as pessoas que passaram por Carambeí e faz um apelo para que comunidade empreste seus registros pessoais para que estes sejam digitalizados pelo Núcleo de História e Patrimônio.

“Para o Parque Histórico é interessante conhecer todas as memórias, fotos da vida privada, relações interpessoais, relações com a sociedade, registros de trabalho, tudo é importante para o nós. Pode ser uma pessoa que não more mais em Carambeí, mas que passou por aqui até os anos 2.000. Inicialmente o foco eram apenas fotos antigas, mas agora queremos expandir a história do município”, explica o historiador Leonardo Pugina.

A equipe de historiadores da instituição afirma que os registros fotográficos possuem uma narrativa que precisa ser contada ao público, que por meio de fotos é possível descobrir muitas coisas, um exemplo são os cenários que compõe as alas museais do Parque Histórico e que foram montados de acordo com registros fotográficos da comunidade.

“O Parque Histórico foi construído com base em fotos que ajudaram a reproduzir cada um dos espaços expostos no museu, conseguimos reconstituir um período e o modo de vida na comunidade em seu contexto. Com este fato pudemos perceber o quanto os registros fotográficos são importantes documentos para a reprodução da narrativa contada pelo museu”, relata Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

Desde a inauguração da Casa da Memória, em 2001, o museu possuía apenas 700 fotos. Em 2017 o Núcleo de História e Patrimônio realizou uma campanha e solicitou que a comunidade emprestasse álbuns antigos de família, após a ação o aumento no acervo fotográfico foi expressivo e atualmente o Parque possui mais de 8 mil imagens digitalizadas.

A maioria da fotos que integram o acervo documental da intuição são de pessoas que possuem ou tiveram relações com a imigração holandesa.  Felipe conta que o expressivo número de fotos de imigrantes holandeses é devido ao costume que estes tinham de fotografar. “Era relativamente comum que integrantes da comunidade de imigrantes neerlandeses possuíssem câmera fotográfica portátil, tecnologia já difundida na Europa neste período e trazida pelos imigrantes, criou-se então o hábito de fotografar, percebe-se isto pelo volume de fotos que há no museu”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support