As transformações urbanas de Carambeí serão retratadas em exposição fotográfica

 In Destaque, Noticias

Fotografias antigas retratam as mudanças pelas quais o município passou e mostram os vestígios do modo de vida rural que ainda permanecem.

Com a mostra fotográfica Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí a estagiária Karen Barros, do Núcleo de História Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí, tem a intenção de apresentar as modificações que ocorreram com o passar do tempo e que mesmo assim o município possui resquícios de uma comunidade rural.

“Carambeí, mesmo com o passar dos anos, ainda possui uma imagem de cidade rural. Isto podemos observar na arquitetura de algumas casas na Avenida dos Pioneiros e a presença de máquinas agrícolas transitando pelas vias principais da cidade.”, relata Karen.

Para estruturar a exposição foram analisadas fotos antigas de Carambeí e os antigos exemplares do jornal da Batavo serviram como base teórica para mostrar os aspectos rurais e o potencial que o município tem em relação a agricultura. “Com os registros fotográficos podemos observar as transformações que o pequeno centro sofreu, a expansão decorrente ao trabalho no campo e o potencial do agronegócio”, explica a estagiária.

O público perceberá, por meio de fotos antigas e mais recentes, o que Carambeí era e como se transformou com a expansão de outros núcleos que deixaram de se concentrar unicamente ao redor da Avenida dos Pioneiros. As imagens também mostram que as máquinas agrícolas utilizadas na lavoura e trabalho no campo serviam como meio de sociabilidade, também eram o transporte para atividades religiosas e de laser.

Serviço:

A mostra fotográfica Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí abrirá ao público a partir do dia 5 de abril. A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 11h às 18h, mais informações pelos telefones (42) 3231-5063 e 98433-4639.

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support