No feriado haverá Museu Interativo no Parque Histórico
Voluntários da comunidade vão aproveitar a data festiva para encenar o cotidiano dos imigrantes na Colônia Carambehy e proporcionar ao público um passei com destino a década de 1930.
O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, se prepara para receber o público no feriado, do dia 1º de maio, com uma viagem no tempo com destino a Colônia Carambehy da década de 1930. No feriado do Dia do Trabalho, a partir das 15h, na ala museal da Vila Histórica haverá Museu Interativo.
A Vila Histórica é uma reprodução de construções antigas da Colônia Carambehy, em feriados ou datas comemorativas, voluntários da comunidade se reúnem no museu para encenar o cotidiano de seus antepassados. Nesses dias cada uma das construções torna-se habitada, a nostálgica reprodução do vilarejo ganha vida, os visitantes podem interagir com os participantes do Museu Interativo para conhecer a história de Carambeí e a cultura deixada pelos imigrantes.
Em dias de Museu Interativo os visitantes do Parque são convidados a viajar no tempo, conhecer a Colônia Carambehy, vivenciar a história e cultura deixada pelos imigrantes. Os adultos revivem histórias contadas por algum parente que viveu no período, em outras localidades, mas que tinha o modo de vida parecido. Já as crianças podem perceber como era a vida em um período onde não havia tecnologia e tudo era mais simples.
O grupo de voluntários, em sua maioria é descendente de imigrantes, reproduzem o dia-a-dia de seus antepassados. É comum os visitantes do Parque encontrarem alguém falando em holandês pelas vielas, ou com um sotaque arrastado, crianças tendo aulas de língua holandesa e viajantes esperando o trem. O que cativa o público é a alegria dos participantes e a degustação de algumas das delícias preparadas a partir de receitas de holandeses, poloneses e alemães.
Serviço:
Na quarta-feira, 1º de maio, o Parque Histórico abrirá normalmente das 11h às 18h. O ingresso será R$5 para todos, somente crianças até 12 anos serão isentas da taxa. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.