Parque Histórico recebeu evento dedicado ao feijão

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, recebeu o evento Do campo à mesa: sustentabilidade na cadeia produtiva do feijão realizado pela Syngenta em parceria com a Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

O evento que aconteceu nas dependências do Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí contou com a participação de profissionais que são referência no setor. Na oportunidade, Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do museu, também pesquisador da história da alimentação, falou sobre a trajetória do feijão no decorrer do tempo e seu consumo no mundo. Os usos e significados do feijão na cultura, na história e na identidade do brasileiro.

“Abordei questões da naturalização dos hábitos e que dificilmente questionamos suas origens. Neste caso, o fato do feijão sempre estar na mesa do brasileiro. Por que ele está ali e desde quando? Foi evidenciado os regionalismos e as escolhas de determinados grãos pelo gosto e pela tradição”, explica o historiador.

Felipe aproveitou a ocasião para desmistificar algumas fábulas como a invenção da feijoada, que originalmente era servida em bistrôs e restaurantes do Rio de Janeiro no século XIX e muito apreciada pela elite escravocrata. “A feijoada muito possivelmente foi inspirada no prato francês cassoulet que é um guisado de feijão com carne suína e confit de pato. A ideia que esse saboroso prato foi inventado pelos escravos é um folclore, pois em sua maioria os escravos negros eram muçulmanos e não consumiam carne suína devido a crença religiosa, também não tinham acesso as carnes. A construção dessa ideia veio da Semana de Arte Moderna de 1920 quando intelectuais e artistas buscavam dar uma identidade nacional ao brasileiro inclusive pela culinária, assim nasceu o mito que a feijoada foi criada pelos escravos negros”.

O historiador valoriza a realização de eventos como este no museu, como um lugar de construção de conhecimento. “Interessante recebermos eventos temático como este organizado pela Syngenta, dedicado apenas ao feijão e a sua importância, buscando a valorização desse item essencial na mesa do brasileiro”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support