Parque Histórico de Carambeí e Frederica’s Koffiehuis divulgam as primeiras colocaçõesdo concurso gastronômico

 In Destaque, Noticias

Para definir as três primeiras colocadas do concurso Sua Torta Faz História o júri avaliou a apresentação da torta, harmonia, sabor, criatividade, identidade regional e textura.

Na quinta-feira (23), no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí aconteceu a final do concurso cultural e gastronômico Sua Torta Faz História. O evento realizado pelo Parque Histórico e Frederica’s Koffiehuis, duas forte marcas de atrativos turísticos da região e com influencias holandesas, teve o intuito de aproximar a comunidade local dos estabelecimento, revelar confeiteiros amadores, valorizar e difundir a cultura das tortas que traz milhares de visitantes a cidade em busca de uma saborosa experiência gastronômica.

“Acho importante este fortalecimento da cultura local, valorizando neste primeiro momento os moradores da cidade. Foi possível perceber durante o evento, o orgulho das participantes em estarem ali, mostrando o seu trabalho e a sua história, que acaba se misturando com a história da cidade. O concurso cultural gastronômico Sua Torta Faz História proporcionou isto”, destaca professora de gastronomia da Unicesumar, Jéssica Teles, júri técnico do concurso.

Para realizar o concurso os empreendimentos organizadores contaram com o patrocínio da Unicesumar, Colônia Holandesa, Frísia Cooperativa Agroindustrial, Herança Holandesa, Sebrae, Receptur, Supermercados Rickli e Curitidoce. A competição foi realizada em três etapas. Na primeira fase aconteceram workshops temáticos para auxiliar as participantes no processo da construção de suas tortas. No segundo momento as receitas foram apresentadas e testadas nas cozinhas dos estabelecimentos para que as candidatas pudessem saber como é produzir em um cozinha profissional. Para a final as inscritas precisaram fazer novas tortas para que o corpo de jurado pudesse avaliar.

A seleção das tortas mais saborosas foi feita por uma comissão julgadora composta por Nádia Jobogi gestora de negócios do Sebrae Paraná, Denise Miara proprietária da Brioche Ponta Grossa e integrante da diretoria da Rede Gastronômica dos Campos Gerais, professor Marco Aurélio Pereira historiador do departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa e pesquisador da história da alimentação, a jornalista Silvia Cordeiro do Onde Comer PG e a professora de gastronomia da Unicesumar Jéssica Teles.

Para avaliar as tortas os jurados seguiram os seguintes critérios: apresentação, harmonia, sabor, criatividade, identidade regional e textura. Os parâmetros para a avaliação foram definidos pela comissão organizadora, a professora da Unicesumar cita artifícios para tornar uma receita ganhadora. “Existem vários truques para se fazer uma boa torta, e o resultado final deve ser harmônico. Desde uma torta simples até uma mais elaborada, o segredo é saber valorizar os ingredientes que estão sendo utilizados, destacando os diferentes sabores e as texturas na torta. E na minha concepção foi este equilíbrio e a valorização dos ingredientes, que levou a Torta de Abóbora Gourmet para o primeiro lugar”.

1º lugar no concurso Terezinha Rain com a Torta de Abóbora Gourmet

Terezinha Rain, primeiro lugar no concurso, ficou emocionada com o prêmio. “Sempre gostei muito de cozinhar, há uns dois anos, comecei a fazer empadão e tortas para os conhecidos. Esta foi a primeira vez que participei de um concurso, tive medo, duvidei de minha capacidade, mas foi com o incentivo e ajuda de minhas amigas Patrícia Kremer e Rosana Definski que consegui o primeiro lugar”.

A inscrição do concurso foi gratuita, só puderam se inscrever moradores de Carambeí, foram realizadas 17 inscrições, apenas 8 candidatas seguiram até a final. Para a assessora de comunicação do Parque Histórico, Ana Paula Bomfim, o concurso foi pensado para aproximar a comunidade dos estabelecimentos e consequentemente incentivar o desenvolvimento profissional dos participantes.

“Com o concurso cultural e gastronômico, inicialmente, buscamos de uma estratégia para aproximar a comunidade local do Parque e da Frederica’s, envolve-la na história de Carambeí e na tradição das tortas que é difundida pelos estabelecimentos. O patrocínio da Unicesumar e do Sebrae nos possibilitou ir além, nos permitiu incentivar as ganhadoras dos três primeiros lugares a darem seus primeiros passos em direção a profissionalização”, anima-se a assessora de comunicação.

3º lugar Rosana Antunes com a Torta de Kiwi

Rosana Antunes, é confeiteira no Supermercado Rickli, recebeu o terceiro lugar no concurso e vê a premiação como uma oportunidade de mudar a sua vida profissional. “Fiquei muito feliz com o resultado, pois não imaginava que estaria entre as primeiras, já que todas as candidatas tinham uma boa receita. O resultado irá mudar em minha carreira, as minhas tortas não serão mais as mesmas, pois sei que agora tenho potencial para melhorar cada vez mais, sempre estudando e aperfeiçoando o meu trabalho. Sou grata a todos os envolvidos, nunca irei esquecer a noite de ontem”.

2º lugar Simone Marcondes com a Torta de Morango com Ruibarbo

O segundo lugar ficou com Simone Marcondes e esse foi incentivo para aprimorar seus conhecimentos. “Estou muito feliz com o resultado, valeu o esforço e o apoio de todos os que acreditaram em mim. Esta é a oportunidade que esperava para me desenvolver profissionalmente”.

A proprietária do Frederica’s Koffiehuis, Frederica Dykstra, ficou contente com o resultado do concurso e sinaliza que é a favor de outras edições. “Fiquei satisfeita com o resultado final, onde as participantes apresentaram sabores inéditos com ingredientes diferente do que temos hoje. O evento foi uma experiência bem diferente, pois sentimos que as participantes estavam a vontade para mostrar o resultado final das suas receitas, desenvolvidas ao longo do concurso, que esperamos ser o primeiro de muitos”.

Jéssica cumprimenta os organizadores do concurso pelo projeto. “Quero parabenizar todo o pessoal do evento, pois esta iniciativa faz os próprios moradores valorizarem este patrimônio da cidade. Muitas receitas de família acabam se perdendo no tempo, e o concurso ajuda no resgate destas boas memórias”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support