Parque Histórico digitaliza Jornal Batavo

 In Destaque, Noticias

A publicação que circulou entre 1975 e 1991 era destinada aos cooperados e funcionários da Batavo.

O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí finalizou a digitalização do Jornal Batavo, foram cerca de três semanas de trabalho para escanear mais de quatro mil páginas de 166 exemplares. O trabalho realizado permitirá que pesquisadores tenham acesso as fontes sem que comprometam o produto.

O Jornal Batavo, foi criado para atender aos cooperados e funcionários da Cooperativa Agroindustrial Batavo, lançado em setembro de 1975 teve sua última publicação em novembro de 1991, foram publicados 189 edições. “Durante os 16 anos, o impresso que tinha circulação mensal, possuía notícias das cidades de Carambeí e Castro, também informações sobre a Holanda”, conta Leonardo Pugina, historiador do Núcleo de História e Patrimônio do Parque.

Hendrik Kooy era o editor do jornal que contava com a colaboração de funcionários da administração da Cooperativa, com letras garrafais a primeira edição teve a seguinte nota explicativa “A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO PASSARÁ A CIRCULAR O JORNAL BATAVO, ÓRGÃO INFORMATIVO DIRIGIDO AOS ASSOCIADOS DA COOPERATIVA, QUE TRARÁ EM SUAS PÁGINAS ASSUNTOS DE INTERESSE DOS COOPERADOS E AINDA NOTAS SOCIAIS, ESPORTIVAS E HUMORÍSTICAS PARA RECREAÇÃO DOS LEITORES”.

Pugina afirma que a digitalização da coleção facilitará o acesso de pesquisadores aos documentos. “A partir de 2020 a coleção será disponibilizada online num projeto de repositório digital, no site do Parque Histórico, com a intensão de simplificar para o pesquisador que não precisará se deslocar até a instituição. Deste modo a fonte, que são os jornais físicos, ficará acondicionada do modo correto e evitará o manuseio para as pesquisas”.

A coleção digitalizada pelo Parque Histórico está incompleta, pois dos 189 jornais publicados o Núcleo de História e Patrimônio digitalizou apenas 166 jornais, faltam os volumes do número 43 ao 66. “Pedimos a comunidade, que possui a coleção dos jornais, que nos empreste para digitalizarmos e assim completar o acervo do museu”, solicita Leonardo.

Para mais informações e para doar peças ao museu entrar em contato com o Núcleo de História e Patrimônio pelo e-mail [email protected], ou telefone 42 3231-5063.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support