Feira Medieval do Parque Histórico é a única do Brasil que possui a representação dos árabes

 In Destaque, Feira Medieval, Noticias

Os orientais tiveram seu período de ouro na Idade Média e essa história será resgatada e retratada no evento.

A novidade para a terceira edição da Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, será o espaço dedicado a representação da cultura árabe. A atividade, como todos as outra ações do evento, é coordenada pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico e organizada por uma das guildas integrante do grupo de voluntários Chamagrimpa.

Quando o assunto é Idade Média muitas coisas estimulam o imaginário e logo vem a memória imagens de castelos, da Europa, de reis, dos feudos, de cavaleiros, caça às bruxas, mas é esquecido do mundo Oriental que influenciou neste período. A guilda Al Arab, que integra o Chamagripa, trará a presença árabe para a Feira Medieval.

“Os árabes foram responsáveis pelas rotas comerciais, durante o período medieval, foram importantes em questões relacionadas a ciência, desenvolvimento da ótica, trouxeram para o ocidente o número zero, a filosofia grega, a astronomia e a álgebra. Trazer para o museu a cultura deste povo trará diversidade para o evento, pois para os árabes não existe a noção histórica de Idade das Trevas que foi construída pelo Ocidente nos séculos XVI e XVII para explicar o período medieval, estigmatizado como uma época de ignorância, de poucas inovações científicas, dominada pelo pensamento da Igreja Católica. A noção de que os árabes consistiam num povo atrasado, bárbaro foi criada pelo Ocidente para justificar a dominação do Oriente”, explica Fernanda Hrycyna do Núcleo Educativo do Parque Histórico e integrante da guilda Al Arab.

Com a reprodução do espaço árabe será possível se aprofundar nesta cultura que teve sua época de ouro durante a Idade Média, com a conquista de territórios por meio expansão da fé islâmica. Quanto mais territórios eram conquistados, novos conhecimentos eram adquiridos. “Diferente do Ocidente que centralizava o conhecimento, os árabes incorporavam as culturas e conhecimentos de outros povos. Deste modo, se desenvolviam aproveitando e valorizando sua cultura por meio de novos aprendizados”, conta Fernanda.

O estande também contará com um espaço lúdico para apresentar ao público algumas brincadeiras que foram popularizadas no Ocidente, mas que foram trazidas pelos árabes, como jogos de tabuleiro: gamão, dama e xadrez. “Faremos o espaço das Mil e Uma Noites, com contos compilados da Índia e da Pérsia, para estimular o imaginário do público infantil. Ainda falaremos de aspectos gerais políticos e culturais, apresentaremos a prática da perfumaria trazida pelos árabes”.

Lucas Kugler, do Educativo do Parque Histórico e idealizador do evento, afirma que a Feira Medieval é a única do país que mostra a cultura oriental. “No Brasil não é trabalhado a presença árabe em eventos medievais, existem pessoas com fantasias, mas não é aprofundada a temática. Somos os primeiros que faremos o resgate desta rica tradição, com o intuito de apresentar ao público essa história que muitas vezes é esquecida”.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5 inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/feiramedieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support