Parque Histórico receberá atleta número um no brasileiro de ranking de HMB

 In Destaque, Feira Medieval 2019, Noticias

Torneio de combate da Idade Média promete movimentar a Feira Medieval.

Fábio Toniolo, atleta número um do ranking brasileiro de Historical Medieval Battle (HMB) da Companhia Espada de Prata, confirmou presença no combate que acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia. A luta da Idade Média que integrará a programação da III Feira Medieval do Parque Histórico tem se popularizado no país devido aos torneios organizados por entusiastas da Idade Média.

No Brasil, o HMB começou em São Paulo com o lutador Fernando Zerbinatti. Em Santa Catarina, os combates medievais são praticados desde 2002, pela academia S.C.A.M. (Sistema de Combates e Artes Marciais Medievais), considerada a melhor equipe em combates em grupo do país.

“É perceptível o crescimento do HMB no Brasil. Isso se dá ao trabalho realizado pelo Mundo Medieval que organiza os maiores torneios brasileiros, muitos atletas de diversas regiões estão se motivando e levando o esporte para diversas feiras medievais, por todo o país”, explica Daniel Costa Felipe arbitro de HMBIA.

O atleta número um do HMB no Brasil é chamado de Encantado, o apelido surgiu em uma brincadeira entre lutadores. “O que era uma brincadeira me chamarem de Encantado, hoje, tornou-se positivo. Faço um trabalho social em escolas e eu realmente tenho um encanto pelo mundo medieval. Então acho bem apropriado, sem falar que as pessoas lembram mais facilmente de mim nas lutas por conta do apelido”, diverte-se Fabio.

O Encantado treina há três anos, mas só em 2018 se profissionalizou. Atualmente conquistou títulos nacionais e foi primeiro duelista brasileiro, em sua categoria, já representou o Brasil no torneio mundial Battle of the Nations e ganhou duas lutas internacionais. “Pretendo conquistar importantes torneios mundo a fora, mas ainda há muito para aprender. Treino bastante as posições básicas ensinadas pelo multicampeão mundial Sergey Ukolov. Além disso, atualmente, sou acompanhado por um treinador muito competente e profissional”, comenta o lutador.

Como o HMB é um esporte envolve combates medievais, embasado por estudos históricos. Daniel, que é integrante do comitê internacional de historicidade e arbitragem, explica que é necessário alguns cuidados para que os atletas não se machuquem.  “Os lutadores utilizam armas e armaduras que representam fonte histórica, compreendida entre os séculos XIII e XVII. Há regras de segurança que obrigam as armas a não terem fio ou ponta. Da mesma forma, são vetados golpes com estocadas”.

Jean Muksen, instrutor da Ordem do Grifo de Fogo, reforça que a luta é baseada em combates medievais, mas os combates não são mortais. “O HMB fica mais na seara do Turnierfechten/ Sportfechten, que por outro lado, embora vise testar as habilidades dos lutadores é especificamente pensada para torneios, e não embates mortais. O torneios nos quais, durante a Idade Média, se fazia uso de armas adaptadas para segurança”.

Fabio também se preocupa em utilizar uma armadura histórica, que é composta por peças das últimas duas décadas do século XV, utilizada em muitos países do Oeste Europeu. Sua arma é uma espada de uma mão e escudo. O lutador afirma estar em busca constante de novos títulos. “Por mais que esteja feliz com minha conquistas, meu próximo objetivo é chegar ao pódio no próximo mundial. O público da Feira Medieval pode esperar um lutador que ama o esporte e ama novos desafios.”

O Paraná também será representado no combate, com a participação de atletas que integram a Academia Ordem do Grifo e do Fogo, de Curitiba.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5 inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/feiramedieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support