Parque Histórico receberá Cinema Itinerante de Canudos

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, proporcionará aos moradores de Carambeí e região uma noite no sertão, com a exibição do Cinema Itinerante de Canudos. No dia 30 agosto, às 18h30, no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico será exibido o filme O Mar de Antônio Peregrino que mostrará ao público a história e a cultura de Canudos, na Bahia, e busca compartilhar a riqueza, a força e a beleza do sertão de Antônio Conselheiro.

O documentário do cineasta Mendel Hardeman e Suzanne Dick, foi gravado em Canudos entre os anos de 2007 e 2014, teve mais de 200 exibições em cinco países da Europa. “Desde que ouvi a história de Canudos, ainda na escola, fiquei fascinado. Passei a sonhar em fazer algo relacionado com essa história, mas não sabia o que, até que em 2007 visitei Canudos com minha esposa e nos sentimos tão acolhidos que resolvemos fazer o filme”, Mendel fala de sua motivação para gravar o documentário.

Em 2018, após viajar com o filme O Mar de Antônio Peregrino pela Europa Mendel voltou a Canudos para exibir o documentário e encontrou muitos jovens que conheceu pequenos, que falavam do desejo de ir embora em busca de um futuro melhor.

“Foi assim que me senti motivado em utilizar da história e da cultura de Canudos para gerar renda aos jovens e as comunidades locais, para que não seja necessário quem mora na caatinga sair em busca de uma perspectiva de vida melhor”, conta o cineasta.

Mendel reuniu os jovens, em diversas comunidades, conheceu os talentos locais, juntos formataram o projeto que busca proporcionar ao público uma imersão na história e cultura de Canudos. Desde então o cineasta, com um grupo de 6 pessoas, está viajando o país com o filme O Mar de Antônio Peregrino e com a proposta de proporcionar ao público uma imersão no sertão, com: teatro, cordel, música, história e gastronomia típica da caatinga.

Carambeí é a quinta cidade pela qual a turnê está passado, inicialmente Mendel está levando seu projeto para cidades onde tem conhecidos e diz o que é necessário para receber uma noite no sertão em sua cidade. “O cinema itinerante vai onde é convidado. Só é necessário três coisas: uma boa dose de entusiasmo, um grupo de pessoas interessadas e uma parede branca”.

Serviço:

O ingresso para passar uma noite no sertão, fazer uma imersão na história e cultura de Canudos, assistir ao filme O Mar de Antônio Peregrino só é pago na saída e de acordo com a satisfação de cada pessoa da plateia. Para mais informações e para levar o Cinema Itinerante de Canudos para sua cidade entre em contato pelo whatsapp 71 99240-7792.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support