Mais de 10 mil pessoas prestigiaram a Feira Medieval do Parque Histórico

 In Destaque, Feira Medieval 2019, Noticias

Com público recorde de público a terceira edição do evento se consolida com uma das maiores do país.

O final de semana no Parque Histórico de Carambeí foi marcado por uma viagem no tempo com destino a Idade Média. Passaram mais de 10 mil pessoas pela terceira edição da Feira Medieval, público este que consagrou o evento como maior desta tipologia no Paraná e um dos maiores do Brasil.

“O evento foi ótimo, surpreendeu pela terceira vez, é sempre uma agradável surpresa. Recebemos visitantes de diversos Estados da região Sul e Sudeste. O público mesmo sem participar das atividades fica empolgado com o que é representado no Parque, com as encenações da Idade Média”, anima-se o presidente do Parque Histórico, Dick Carlos de Geus.

Entre feiticeiras, reis, rainhas, cavaleiros, vikings, celtas, árabes e mongóis o evento teve a proposta de aproximar o público de diferentes culturas da Idade Média. Povos que viveram em períodos e localidades distintas, durante o evento estavam todos reunidos em um único espaço representando suas tradições e com o intuito de proporcionar aos visitantes uma imersão na história da Idade Média.

Esta foi a primeira vez que mongóis e os árabes estiveram representados na Feira Medieval ao lado de outros povo, com o intuito de mostrar aos visitantes que a Idade Média também é composta pela diversidade. “O diferencial desta edição foi a inserção desse povos descentralizados, isso refletiu diretamente no púbico e muitas pessoas sentiram-se a vontade também para representar esses grupos étnicos com suas vestimentas. Houve pessoas vestidas de mongóis, de tribos da Caxemira e eslavos. Tudo isso vem ao encontro do que nós já trabalhamos no museu, a valorização da pluralidade e da diversidade”, conta o historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso.

A Feira Medieval do Parque Histórico, teve sua primeira edição em 2017, iniciou como uma proposta de ação educativa para atender apenas grupos escolares e falar da Idade Média. Na organização, o primeiro evento tomou corpo e foi aberto para o público de todas as idades. “Desde a primeira edição a Feira Medieval nunca perdeu o caráter educativo, se diversificou para atender o público, manteve a mesma forma de conteúdo histórico e expandiu em temas abordados. Hoje contamos com recortes que extrapolam a fronteira da Europa, com árabes e mongóis, abraçando ainda mais o que foi a totalidade do período medievo”, relata Lucas Kugler historiador e idealizador do evento.

A Feira Medieval de 2020 promete ter novos espaços para melhor atender aos visitantes. “Para a próxima edição pretendemos inserir ainda mais povos nas representações cênicas, evidenciar uma história menos eurocêntrica e de povos marginalizados pela própria historiografia tradicional. Teremos também muitas outras novidades”, diz Felipe. “São mais de mil anos de história de muitos povos, para a IV Feira Medieval novamente pretendemos expandir as fronteiras temáticas na Idade Média”, reforça Kugler. “Este é um evento que tem futuro e esperamos que no ano que vem possamos receber um púbico ainda maior que o desta edição. Com a realização de ventos como este o Parque está ganhando visibilidade e se consolida como referência no turismo dos Campos Gerais. Isto se deve as inovações constantes realizadas pelo corpo técnico do museu”, finaliza Dick.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support