Carambeí a Cidade das Tortas

 In Destaque, Noticias

A realização do Festival de Tortas consagrou o município como destino turístico e colocou no roteiro do turismo gastronômico.

O VII Festival de Tortas de Carambeí acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, é uma realização do Parque Histórico de Carambeí em parceira com a Prefeitura Municipal. O evento reunirá confeitarias e confeiteiras artesanais do município, com o intuito de proporcionar ao público uma viagem pelo doce sabor das tortas de Carambeí, terá a entrada gratuita.

A turismóloga, Suellen Pavanelo, relata como surgiu a proposta de realizar o Festival de Tortas, como um produto turístico de Carambeí. Os desafios e estratégias para criar um produto diferenciado com o intuito de promover a cidade em meio ao setor turístico.

“Quando ajudava a Eliza, filha na Frederica Dykstra, no café que tinham no Parque Histórico entre os anos de 2001 e 2006 notei que muitas pessoas vinham a cidade apenas para consumir tortas. Em 2009, assumi o cargo de diretora de turismo na Prefeitura e tinha um grande desafio, como promover Carambeí turisticamente? Conhecia as potencialidades naturais que existiam, mas sabia dos desafios nesse sentido. Além disso, Carambeí tem dois grandes concorrentes, o Canyon Guartela e a Vila Velha. A estratégia era buscar um diferencial para tornar a cidade conhecida e mais evidente no cenário turístico. A ideia surgiu quando participamos da feira da ABAV, no Salão Paranaense de Turismo em Curitiba, precisava de algum produto que representasse o município e não queria levar apenas folders, a Prefeitura Municipal comprou algumas tortas e a adesão do público foi grande. Foi assim que surgiu a ideia do Festival de Tortas”, conta Suellen.

A primeira edição do evento foi realizada no ano de 2010 e foi um sucesso, a expectativa de público era mil visitantes e ultrapassou a 5,5mil pessoas. A turismóloga descreve o trabalho realizado com as confeiteiras, para posteriormente formatar o primeiro evento. “A proposta era criar um produto turístico que evidenciasse a cultura da confeitaria em Carambeí. Foi necessário fazer um levantamento das pessoas que mantinham a tradição de produzir tortas. Com esses dados em mãos a equipe do departamento de turismo fez contato com o Senac e ofereceu capacitação ao grupo, para que as confeiteiras pudesse produzir um produto de qualidade e bem apresentado. A preocupação era oferecer ao público tortas saborosas e dentro das boas práticas de manipulação”.

A Confeiteira e proprietária do Frederica’s Koffiehuis, Frederica Dykstra

Frederica Dykstra, proprietária do Frederica’s Koffiehuis, conta que desde o início o intuito do Festival de Tortas era reunir as confeitarias e mostrar a tradição gastronômica, tornar a confeitaria protagonista no município. “O evento reuniu todas as confeitarias da cidade em um único lugar, mostrando que Carambeí se destaca no prato. Na primeira edição, pudemos mostrar a dedicação de cada empresa em oferecer produtos de qualidade e com sabores únicos e que reconheciam as tortas como símbolo de Carambeí”.

A secretária municipal de desenvolvimento, Aline Valer, afirma que este evento é uma vitrine para Carambeí. “O Festival representa uma maior visibilidade do município no cenário de turismo atraindo visitantes dos Campos Gerais e de outras regiões do Paraná para além das tradicionais tortas também conhecerem o Parque Histórico de Carambeí que contextualiza a história da imigração holandesa, entre outros aspectos culturais. O evento também representa crescimento econômico movimentando todo trede turístico”.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, pesquisador da história da alimentação Felipe Pedroso, reconhece o evento como fonte de preservação e propagação da tradição da confeitaria, e que deve ser trabalhado no turismo. “O Parque Histórico é um lugar de preservação da memória e como tal sempre incentivou as práticas culinárias enquanto patrimônio cultural de Carambeí. O Festival de Tortas é um evento o qual a instituição abraçou e serve como uma plataforma de difusão das tradições alimentares, um grande produto turístico a ser explorado”.

Diego Wolf proprietário do Tortas Wolf

O Festival de Tortas no decorrer dos anos se consolidou e deu ao município o título de Cidade das Tortas. Diego Wolf, proprietário do Tortas Wolf, participa do evento desde a segunda edição e expõe a sua experiência. “Inicialmente as tortas eram produzidas todas aqui em casa, também precisei colocar a mão na massa. Foi um espetáculo, na verdade não sabíamos nada, a mãe fazia bolo e alguns salgados que são tradicionais, mas aí fomos criando e surgiram novos sabores. O Festival de Tortas foi que trouxe para nossa cidade o nome de Cidade das Tortas, pois muitas pessoas chegam a Carambeí atraídas pelo evento e depois continuam vindo no decorrer do ano”.

Estagiária do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico, Karen Barros é do interior de São Paulo e quando chegou a Carambeí ficou surpresa ao perceber que há venda das tortas até mesmo em postos de gasolina. Para ela isto reforça a identidade construída em torno de uma tradição. “Os símbolos que envolvem o município de Carambeí estão presentes em vários pontos da cidade. É comum você sair para tomar alguma bebida em algum estabelecimento comercial e no seu cardápio conter petiscos holandeses e de sobremesa um pedaço de torta. Para quem passou parte da sua vida na cidade pode passar despercebido o fato de alguns postos de gasolina possuírem mais opções de tortas do que de comidas típicas de beira de estrada. Esse fato, enquanto turista e como moradora recente da cidade, me impressionou muito. A presença da sobremesa é muito forte no município, diversos locais apresentam tortas no seu cardápio, o que revela a relação cultural que os carambeienses possuem com esse tipo de alimento”.

Pavanelo anima-se ao dizer que o evento fomentou na cidade a identidade cultural de Cidade das Tortas. “Fato de outros empreendimentos de Carambeí inserirem as tortas em seu cardápio é um reflexo que se identificam com esse produto, com essa identidade e tradição. Tudo isso é o Festival de Tortas cumprindo com o seu papel, que desde o início era projetar o município como Cidade das Tortas”.

Entusiasmada a turismóloga diz ser gratificante ver que um trabalho como esse, uma política pública trouxe o resultado esperado que era para fomentar Carambeí como destino turístico. “Esse evento trouxe o turismo como fonte de renda para o município, oportunizando novas formas de emprego e de remuneração para a comunidade. A proporção tomada faz do Festival de Tortas uma grande vitrine para que os pequenos negócios possam se manter e crescer. Perceber que em outros município há empreendimentos que comercializam tortas, muitos utilizam a marca tortas de Carambeí para valorizar seus negócios”.

A confeiteira Frederica, descendente de holandeses herdou o dom da confeitaria de sua avó, enxerga o evento como uma oportunidade de difusão da tradição gastronômica de Carambeí e uma vitrine para o seu empreendimento. “Para mim, o principal motivo para participar do evento foi ver que o Festival de Tortas divulgaria, e continua divulgando, a cultura da nossa cidade, o que para nós é muito importante, pois buscamos manter viva as tradições das pessoas que formaram Carambeí. Além disso, foi uma oportunidade de negócios, pois aumentamos a visibilidade do Frederica’s e divulgamos os nossos sabores de torta, o que foi muito gratificante”.

Valer finaliza relatando a satisfação em dar continuidade ao evento. “O Festival de Tortas está consagrado e se destaca como um dos maiores eventos gastronômicos dos Campos Gerais. É uma oportunidade para que as torteiras que produzem em suas próprias casas possam apresentar seus produtos a um grande público incentivando o empreendedorismo, assim como divulga os empreendimentos já existentes no município. O evento também instiga o envolvimento e a formalização de novas torteiras do município fortalecendo ainda mais o turismo gastronômico”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support