Parque Histórico organiza atividade especial para a Primavera dos Museus

 In Destaque, Noticias

A ação acontecerá na Casa da Memória, será gratuita e destinada ao público espontâneo.

Museus por dentro, por dentro dos museus é o tema da 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) mobiliza diversas instituições culturais de todo o país, neste período. O Parque Histórico de Carambeí em mais um ano compõe o grupo de museus que organizam atividades especiais norteadas pela temática do evento museal.

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou uma atividade especial, norteada pela temática do evento, com o intuito de atender o público espontâneo entre os dias 25 e 27 de setembro, das 13h às 17h. Com o tema Primavera dos Museus – Fotografia e História a ação será realizada pelo público de diferentes idades, será gratuita, acontecerá no piso térreo da Casa da Memória.

“Utilizaremos fotos do acervo e as exposições de fotografia da Casa da Memória, a ação educativa ocorre em forma de uma breve mediação espontânea com o olhar voltado para a importância do registro fotográfico, pois foi graças a ele que conseguimos recriar o passado em muitas alas museais do Parque Histórico de Carambeí”, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque.

Com essa atividade a equipe do Educativo pretende despertar no visitante um senso crítico a respeito da construção da memória, utilizando fotos como fonte e a proposta é mostrar que existe muito mais por trás de uma fotografia do que a imagem aparente, relata o historiador. “A memória não é um fato absoluto e incontestável, ela é uma escolha que pode atuar como uma idealização. A fotografia é mais do que aparenta. Enquanto fonte histórica, nos traz diversas informações, mas para descobri-las, precisamos entender o seu contexto e o que há por trás do seu registro. Há muito mais para além do olhar do fotógrafo. A atividade busca contribuir com a construção do conhecimento histórico e o uso da fotografia como uma fonte histórica”.

A visitação mediada para grupos agendados com antecedência também integra a programação do Parque para a Primavera dos Museus. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support