A tradição da confeitaria em Carambeí

 In Destaque, Noticias

Historiador do Parque Histórico resgata a história da confeitaria e conta como ela se tornou tradição no município

A sétima edição do Festival de Tortas acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, das 14h às 22h, no Parque Histórico de Carambeí. Considerado o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o Parque Histórico é um memorial da imigração e em especial da holandesa, tem o compromisso de resgatar e difundir as tradições dos imigrantes que se estabeleceram no município.

Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque, pesquisa a história da alimentação e aproveita o evento para contar o surgimento da confeitaria. “A história da confeitaria ocidental é muito recente, tem início na panificação e se intensifica no período conhecido como História Moderna, com a chegada dos europeus na América e o avanço da produção de açúcar em grande escala, principalmente no Brasil. Deste modo, o preço do açúcar começou a diminuir e se popularizou por toda Europa, tornando a prática dos doces, as confeitarias, casas de cafés e chás populares”.

Com o surgimento da confeitaria, a produção do açúcar em grande escala, a popularização de estabelecimentos para venda de cafés e chás surge o bolo genovês uma das primeiras receitas mais leve e que lembra os bolos atuais, segundo o historiador. “Neste período surge o bolo genovês, um ‘primo’ próximo do que conhecemos hoje como pão-de-ló, marcando uma revolução na cozinha doce, que antes eram comandadas por bolos com massas mais pesadas, semelhantes aos pães, passam a ter massas leves, fofas e aeradas”.

Os primeiros holandeses chegaram em Carambeí em 1911 e trouxeram com eles receitas de família, as mulheres vieram com o gosto e a aptidão na confeitaria que anos mais tarde tornou-se tradição entre seus descendentes. “A tradição das tortas em Carambeí nasce com a chegada dos imigrantes europeus na região, especificamente os holandeses, que trouxeram também o apreço pela confeitaria e o gosto pelo doce. No início, de 1911 até meados dos anos 1950, a preferência era por pães doces e bolos simples, as tortas eram raras, e consumidas apenas em ocasiões muito especiais, nesse caso, preferia-se a clássica Appeltaart (clássica torta de maçã holandesa)”, explica Felipe.

Pesquisando a história da alimentação, especificamente a confeitaria, o historiador fala das transformações que ocorreram na produção das tortas com o passar dos anos, conta que os produtos que eram simples tornaram-se mais elaborados com a criação de novos ingredientes e itens para conservação. “As tortas como conhecemos hoje, com cremes e chantillys são adaptações modernas. Essas receitas seriam completamente inviáveis no início da colonização, pois são produtos que necessitam de refrigeração, o que era algo inexistente naquele período. Com a modernização nas cozinhas dos lares brasileiros, o aprimoramento dos utensílios e o avanço da indústria alimentícia, as receitas de tortas ganharam novos sabores e nova cara. Unindo a tradição das culturas imigrantes a esses fenômenos temos o nascimento da tradição das tortas em Carambeí”.

Em 2009 a tradição da confeitaria em Carambeí se tornou um produto turístico a ser desenvolvido. “Quando assumi o cargo de diretora de turismo na Prefeitura Municipal a estratégia era buscar um diferencial para tornar a cidade conhecida e mais evidente no cenário turístico. A ideia surgiu quando participamos da feira da ABAV, no Salão Paranaense de Turismo em Curitiba, precisava de algum produto que representasse o município e não queria levar apenas folders. A Prefeitura Municipal comprou algumas tortas e a adesão do público foi grande e assim surgiu a ideia do Festival de Tortas”, relata a turismóloga Suellen Pavanelo.

Com o passar dos anos, o evento que colocou Carambeí na rota do turismo gastronômico se consolidou e trouxe ao município o título de Cidade das Tortas. “O Festival de Tortas reúne confeitaria e confeiteiras da cidade em um único lugar, mostrando que Carambeí se destaca no prato. Na primeira edição, pudemos mostrar a dedicação de cada empresa em oferecer produtos de qualidade e com sabores únicos e que reconheciam as tortas como símbolo de Carambeí”, narra Frederica Dykstra, proprietária do Frederica’s Koffiehuis.

Nesta edição do evento participarão 10 expositores, entre confeitarias e confeiteiras conceituadas no município. Será oferecido ao público cerca de 100 sabores de tortas doces, além das tortas salgadas, também haverá opções de bolos confeitados e bolos simples. Com opções low carb, vegetarianas e veganas a cada edição a organização do evento busca atender públicos distintos e conquistar até mesmo os paladares mais exigentes. Para o evento foi tabelado o valor das tortas doces, tortas salgadas e bolos confeitados que serão vendidos por R$10,00 o pedaço. Os bolos simples serão vendidos por R$5,00 o pedaço.

Serviço:

O VII Festival de Tortas é uma realização do Parque Histórico de Carambeí em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com o apoio da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Colônia Holandesa, Herança Holandesa e Copel. O evento acontecerá das 14h às 22h, no Pavilhão de Exposições Frísia e a entrada será gratuita. Neste final de semana, devido à realização do Festival de Tortas a visitação do Parque Histórico não será cobrada e o público poderá aproveitar para conhecer o museu, das 11h às 18h. Mais informações no Parque Histórico de Carambeí pelos 42 3231-5063 e 42 98433-4639, ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento pelo telefone 42 3231-9486.

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support