Parque Histórico recebe prêmio Darcy Ribeiro

 In Destaque, Noticias

O museu é o oitavo colocado na premiação destinada as práticas educativas realizadas por instituições culturais.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, foi uma das dez instituições culturais contempladas com o Prêmio Darcy Ribeiro 2019. A premiação lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está na 7ª edição, por meio de edital premia dez instituições culturais com o valor de R$10 mil reais para cada uma, prêmio que deve ser aplicado em prática educacionais realizadas pelas instituições.

Historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler ressalta a importância da premiação para democratizar o acesso do público as instituições. “O Prêmio Darcy Ribeiro é direcionado para promover as ações de educação museal que possuem o intuito preservar e tornar o patrimônio cultural da instituição mais acessível. São escolhidas ações que que promovam, valorizem, disseminem e democratizem as instituições”.

Entre os inscritos foram pré-classificadas 55 instituições que passaram para a segunda fase e o Parque Histórico figurou entre os dez colocados ocupando o 8º lugar. O museu concorreu ao edital com a ação educativa Meu Museu, realizada no ano de 2017 para alunos do 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí.

“Estou muito feliz com o resultado dos vencedores do edital, é gratificante saber que o trabalho realizado no Parque Histórico, um museu do interior do Paraná, tem destaque nacional. Isto mostra que estamos nos trilhos certos dentro dos conceitos e metodologias da museologia e cada vez o potencial educativo do museu está crescendo e atingindo o objetivo, com esse fomento ajudará mais ainda no trabalho realizado pela instituição”, anima-se Lucas.

Um dos alicerces da imigração holandesa em Carambeí é a educação, que sempre foi uma das prioridades entre os colonos e hoje é trabalhada no museu de forma efetiva. “Educação em museus é dos pilares de sustentação imprescindíveis para se atingir os objetivos conceituais de instituições de memória. Ganhar esse prêmio é um sinal de que estamos no caminho certo, na busca de inclusão e transformação social, pois ao longo de sua trajetória o Parque Histórico de Carambeí sempre valorizou o discurso da educação na formação da sociedade carambeiense. Com a estruturação de um Núcleo Educativo efetivo o museu passa a atuar incisivamente dentro dos preceitos da museologia social”, expõe o coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, Felipe Pedroso.

O presidente do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus ficou animado com mais uma conquista que coloca o museu entre instituições museais renomadas. “O Prêmio Darcy Ribeiro é resultado do trabalho realizado pelos profissionais do Parque Histórico de Carambeí, que estão colocando o museu no cenário nacional. Apesar do Parque ser tão recente, possuir menos de dez anos, já estamos entre os museus mais visitados do Brasil, a cada ano batemos nossa meta e aumentamos o número de visitantes físicos e virtuais”, finaliza.

Recent Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support