Exposição de arte é destaque no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

 

A mostra conta com peças utilizadas na decoração no interior das residências no período da colônia Carambeí.

O Núcleo de Histórica e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí lança exposição Arte Decorativa: a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí. A mostra está exposta em uma das edificações do Parque das Águas e abre ao público de terça a domingo, das 11h às 18h. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 42 98433-4639.

Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, relata que as artes sempre foram muito apreciadas pelos imigrantes holandeses que se estabeleceram na cidade. “A cultura do povo holandês é caracterizada pelo apreço as artes, esse aspecto vem principalmente do século XVII na Holanda Renascentista. Foram os holandeses e pintores como Rembrandt e Vermeer que mudaram a percepção da arte e tornaram ela mais democrática e acessível ao pintarem pessoas comuns e cenas cotidianas”.

A exposição conta com pinturas, ilustrações, fotografias e bordados, peças que foram doadas pela comunidade local e integram o acervo que não fica exposto permanentemente pelo museu. A exposição conta com 16 quadros e busca mostrar aos visitantes os gêneros de arte utilizados na decoração no interior das residências no período da colônia Carambeí.

O historiador conta que as peças que contemplam a mostra foram significativas para a comunidade. “A exposição mostra objetos de arte e decoração que foram utilizados na colônia no decorrer do tempo, dentre eles: quadros de paisagens como motivos holandeses, símbolos da cultura holandesa (tulipa, tamanco e moinho) e o destaque para as artes manuais como o bordado, que sempre foi muito valorizado por essa cultura”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support