Parque Histórico lança exposição virtual sobre alimentação

 In Destaque, Noticias

A mostra retrata em fotografias a produção, distribuição, preparo e consumo dos alimentos pelos imigrantes holandeses e seus descendentes na colônia Carambeí entre os anos de 1911 e 1960.

O Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí lança exposição virtual que por meio de registros fotográficos retrata os hábitos alimentares na colônia de Carambeí. A mostra digital Prato Cheio: a alimentação na colônia holandesa de Carambeí em fotos (1911-1960) está disponível no site www.aphc.com.br/pratocheio e pode ser acessada de qualquer lugar, por meio computadores ou celulares.

A equipe usou da fotografia, que é considerado um importante documento para pesquisa e estudos históricos, a partir desse material resgatou a tradição alimentar dos imigrantes e seus descendentes na colônia de Carambeí como relata o coordenador cultural e historiador do Parque Histórico Felipe Pedroso, curador da exposição. “A exposição nasceu da ideia de divulgar o acervo fotográfico da instituição que hoje conta com mais de dez mil itens digitalizados. A temática da alimentação e fotografias foi algo que chamou muito atenção, é incrível perceber a dinâmica da vida social, cultural e econômica da antiga colônia por meio de imagens cristalizadas. As fotografias nos proporcionam uma leitura diferente do passado, pois evidenciam uma ótica ilustrada”.

A exposição retrata o que os holandeses comiam quando chegaram ao Brasil, o motivo das escolhas alimentares, a combinação de tradicionais receitas holandesas com produtos locais, a produção láctea e agricultura, como conta o historiador: “A mostra é dividida em quatro aspectos das práticas alimentares – a produção, distribuição, preparo e consumo. Nestes aspectos podemos perceber como se dava a produção agroalimentar dos imigrantes e a sua alimentação de origem, adaptações em terras brasileiras como o consumo da churrascada, como elemento de pertencimento brasileiro”.

Um documentário com relato do curador da exposição, do presidente do Parque Histórico de Carambeí Dick Carlos de Geus e da imigrante Douwtje de Geus sobre a alimentação na comunidade holandesa está disponível no site da exposição.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support