A tradição do Segundo dia de Páscoa na comunidade de imigrantes holandeses

 In Cultura, Destaque, Noticias

A segunda-feira pós Páscoa é considerada um feriado nos Países Baixos, intitulado de Tweede Paasdag, em neerlandês, ou Segundo dia de Páscoa, é uma tradição que vem do período medieval e permanece até os dias de hoje na Bélgica, Alemanha e Holanda. Na Idade Média, a igreja católica fez um forte argumento para um segundo feriado, o motivo é realmente muito simples: isso daria às pessoas um tempo livre extra.  Durante séculos a segunda-feira de Páscoa foi e é considerado um dia de entretenimento.

Esses dias duplos de feriados cristãos nos Países Baixos têm um duplo significado: religioso e social. A celebração eclesiástica das festividades mais importantes do cristianismo (Natal, Páscoa e Pentecostes) durava 8 dias em algumas regiões da Holanda, tendo as demais regiões comemorando apenas o dia principal, desta forma, foi necessário unificar a tradição.

Em 1.618, foi determinado que o Natal, a Páscoa, a Ascensão e o Pentecostes se tornassem, além dos domingos, os feriados religiosos oficiais que também eram celebrados às segundas-feiras, mas foi somente em 1.815 que se tornou um feriado oficial em todo o país.

A data entrou para o calendário oficial por meio de decreto governamental e só teve a chancela da Igreja após a Reforma. O feriado é comemorado em toda a Holanda e quando as condições climáticas estão favoráveis, as famílias se divertem em ambientes abertos como parques, praias, passeios de bicicleta e zoológicos. Em algumas cidades acontece o tradicional Paasvuur, fogueira de Páscoa.

Passeio a cavalo e piquenique no Rio São João, década de 1930 (Acervo APHC)

 

Piquenique no Rio São João em meador da década de 1930  (Acervo APHC)

Quando os imigrantes holandeses chegaram a Colônia Carambehy em 1911, trouxeram com eles a tradição da sua terra mãe, por conta da rigidez da religião protestante em se guardar o domingo para orações e atividades dedicadas ao Senhor, o Segundo dia de Páscoa, era quando toda a Colônia podia comungar de fato de um dia de descanso e diversão, onde eram realizados os piqueniques, passeios aos rios, brincadeiras, esportes e passeios a cavalo. Podemos notar a importância que essas datas tiveram na colônia por meio de depoimentos de membros da comunidade, Tônia de Geus Sijperkes relata:

 

As festas da Colônia eram feitas no piquete (campo) do terreno de Leendert (para plantar milho e arroz). Neste mesmo terreno, comemorava-se também a festa do aniversário da Rainha da Holanda, por muito tempo guardava-se o segundo dia após o Natal, Páscoa, Pentecostes fazendo piqueniques nos rios com toda a comunidade, que iam a cavalo ou carroças, nesta época o rio São João era muito procurado.

Passeio na cachoeira Foz do Tamanduá na década de 1950

Outro membro do grupo de imigrantes, integrante da família Los, ao contar sobre a epopeia de seus antepassados em terras brasileiras também descreve o lazer e o Segundo dia de Páscoa como algo memorável na antiga colônia:

 

Os piqueniques, elaboradamente preparados, não podiam faltar, como parte dessas atividades de lazer.

Passeio a Cavalo ao rio na década de 1920

Foppe de Jong, ao narrar sua aventura de imigrante no Brasil, também descreve essa festividade em sua autobiografia:

Sim, felizmente havia lugar ainda para o romantismo na colônia. Muitas vezes organizavam-se piqueniques, principalmente no segundo dia de Natal, na segunda-feira de Páscoa, ou na segunda-feira de Pentecostes, ou ainda nos muitos feriados nacionais.

Piquenique no rio na década de 1940

Com tanto trabalho e um futuro a ser construído, o Segundo dia de Páscoa, conquistou uma importante data no calendário da colônia e povoou durante décadas o imaginário coletivo. Hoje, restam apenas memórias e registros da tradição entre as famílias de imigrantes, que acabou por enfraquecer com o tempo em terras tropicais.

 

Prettige Paasdagen (Feliz Páscoa!)

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support