Koffiehuis Parque Histórico recebe consultoria de chefe de cozinha especialista na gastronomia indonésia.

 In Noticias

Os sabores, texturas, aromas e cores da culinária indonésia será disponibilizado ao público harmonicamente com a culinária holandesa, respeitando as particularidades das distintas culturas.

Em busca constante por melhorias, para atender ao público, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí contratou Roeland Janssen, chefe de cozinha com 13 anos de experiência e especialista na gastronomia Indonésia, para prestar consultorias a equipe e auxiliar na estruturação do cardápio típico do estabelecimento gastronômico.

Seguindo a missão, visão e valores do Koffiehuis que tem a proposta de levar o público a fazer uma imersão na gastronomia típica holandesa e indonésia, proporcionar uma viagem por meio dos sabores da culinária, Roeland fala do desafio de formatar um cardápio que una harmonicamente essas diferentes culturas. “Vou integrar com a gastronomia holandesa algumas especiarias e temperos usados na gastronomia Indonésia, pois a culinária da Holanda é mais simples e muitas vezes necessita aplicar um sabor que destaque o tempero em seus pratos. Vou manter a essência da gastronomia dos respectivos países”.

A gastronomia indonésia é conhecida pela combinação de sabores, aromas, texturas e cores o que a torna tão surpreendente. O chefe de cozinha explica que o diferencial da culinária indonésia é os sabores das receitas que mudam de acordo com a região, tornando-a atraente aos diversos paladares. “Existem mais de 15 mil ilhas na Indonésia, porém somente 6 mil são habitadas, todos possuem os mesmos cardápios, porém cada região tem a sua receita, aonde colocam suas especiarias conforme seus gostos. Por isto, existe uma infinidade de receitas iguais, mas cada uma com o seu sabor e aroma específico. As especiarias trazidas da Índia, Tailândia, Arábia, China, entre outros, possibilitaram que muitas receitas se misturassem com a de outras etnias”.

No decorrer da consultoria o cardápio do Koffiehuis será reestruturado. “Sempre existem os pratos principais e os mais consumidos, porém pretendo incluir novas receitas gradativamente e com um toque suave, para adaptação do paladar aqui no Brasil, pois há muitas especiarias desconhecidas para os brasileiros. Quero agradar o paladar dos descendentes de holandeses da comunidade e apreciadores desta gastronomia exótica”, anima-se Roeland que pretende inserir no menu algumas receitas secretas. “Algumas das receitas são de família, mas já com um toque específico e exclusivamente meu”. Deste modo, o Koffiehuis segue com seu compromisso de difundir as tradições.

Sobre o chefe

Roeland é brasileiro, mas seus pais são de descendência holandesa nascidos na Indonésia. Sempre acompanhou sua mãe na cozinha e isto o motivou a se profissionalizar na área gastronômica. “Em eventos como Páscoa, Natal, Réveillon, aniversários e festas ajudava minha mãe na cozinha e degustava suas saborosas receitas. Era muito comum toda família se reunir para um almoço especial, chamamos de Rijsttafel que é a tradicional mesa indonésia de arroz, sempre existiam motivos para uma confraternização”, relata o chefe de cozinha.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support