Koffiehuis Parque Histórico recebe consultoria de chefe de cozinha especialista na gastronomia indonésia.

 em Noticias

Os sabores, texturas, aromas e cores da culinária indonésia será disponibilizado ao público harmonicamente com a culinária holandesa, respeitando as particularidades das distintas culturas.

Em busca constante por melhorias, para atender ao público, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí contratou Roeland Janssen, chefe de cozinha com 13 anos de experiência e especialista na gastronomia Indonésia, para prestar consultorias a equipe e auxiliar na estruturação do cardápio típico do estabelecimento gastronômico.

Seguindo a missão, visão e valores do Koffiehuis que tem a proposta de levar o público a fazer uma imersão na gastronomia típica holandesa e indonésia, proporcionar uma viagem por meio dos sabores da culinária, Roeland fala do desafio de formatar um cardápio que una harmonicamente essas diferentes culturas. “Vou integrar com a gastronomia holandesa algumas especiarias e temperos usados na gastronomia Indonésia, pois a culinária da Holanda é mais simples e muitas vezes necessita aplicar um sabor que destaque o tempero em seus pratos. Vou manter a essência da gastronomia dos respectivos países”.

A gastronomia indonésia é conhecida pela combinação de sabores, aromas, texturas e cores o que a torna tão surpreendente. O chefe de cozinha explica que o diferencial da culinária indonésia é os sabores das receitas que mudam de acordo com a região, tornando-a atraente aos diversos paladares. “Existem mais de 15 mil ilhas na Indonésia, porém somente 6 mil são habitadas, todos possuem os mesmos cardápios, porém cada região tem a sua receita, aonde colocam suas especiarias conforme seus gostos. Por isto, existe uma infinidade de receitas iguais, mas cada uma com o seu sabor e aroma específico. As especiarias trazidas da Índia, Tailândia, Arábia, China, entre outros, possibilitaram que muitas receitas se misturassem com a de outras etnias”.

No decorrer da consultoria o cardápio do Koffiehuis será reestruturado. “Sempre existem os pratos principais e os mais consumidos, porém pretendo incluir novas receitas gradativamente e com um toque suave, para adaptação do paladar aqui no Brasil, pois há muitas especiarias desconhecidas para os brasileiros. Quero agradar o paladar dos descendentes de holandeses da comunidade e apreciadores desta gastronomia exótica”, anima-se Roeland que pretende inserir no menu algumas receitas secretas. “Algumas das receitas são de família, mas já com um toque específico e exclusivamente meu”. Deste modo, o Koffiehuis segue com seu compromisso de difundir as tradições.

Sobre o chefe

Roeland é brasileiro, mas seus pais são de descendência holandesa nascidos na Indonésia. Sempre acompanhou sua mãe na cozinha e isto o motivou a se profissionalizar na área gastronômica. “Em eventos como Páscoa, Natal, Réveillon, aniversários e festas ajudava minha mãe na cozinha e degustava suas saborosas receitas. Era muito comum toda família se reunir para um almoço especial, chamamos de Rijsttafel que é a tradicional mesa indonésia de arroz, sempre existiam motivos para uma confraternização”, relata o chefe de cozinha.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt