Interiores é a nova exposição virtual do Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

A mostra fotográfica exibe particularidades da cultura holandesa presente nas casas dos imigrantes e descendentes de holandeses em Carambeí.

Interiores – a identidade holandesa nas residências de Carambeí é uma mostra fotográfica virtual, que está disponível no site do Parque Histórico de Carambeí www.aphc.com.br/interiores, tem por finalidade apresentar detalhes da cultura neerlandesa presente na decoração das casas de imigrantes e descendentes.  A exposição tem curadoria de Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque, sob a ótica do fotógrafo e designer Lucas Los que destaca traços culturais na ornamentação.

Com a exposição o historiador traz a proposta de decodificar os objetos utilizados na decoração e como os itens permitem que a comunidade se sinta parte de determinada etnia. “A exposição nasceu da ideia de decifrar o conceito de identidade na prática. Afinal, o que faz com que uma pessoa se sinta pertencente a uma cultura? Ao fotografarmos o interior dos lares de famílias de imigrantes e descendentes de imigrantes holandeses, pudemos vislumbrar um pouco dessa premissa. A seleção das fotografias da mostra evidencia esse sentimento de pertencimento que está fortemente enraizado na valorização dos símbolos e signos da cultura neerlandesa: moinhos, tamancos, tulipas, porcelanas azuis e brancas, o uso de metais de cobre e estanho como adornos, lareiras e outros diversos elementos”, relata Felipe.

Nas residências o historiador encontrou peças semelhantes a pinturas renascentistas encontradas no museu nacional dos Países Baixos, localizado em Amsterdã, utilizou das figuras em contraste com as fotografias para mostrar a identificação da comunidade com a cultura. “É no interior de suas casas, no âmago de sua intimidade, que essas famílias de imigrantes e descendentes comungam de sentimento de pertencimento coletivo e muitas das vezes nem se dão conta. Por esse motivo optei em ilustrar o interior de casas holandesas em pinturas renascentistas do acervo do Rijkmuseum, em contraste com as residências locais, para as pessoas poderem perceber a similaridade dos adornos decorativos e as rupturas, permanências e adaptações da identidade holandesa deslocada de seu país de origem”.

Lucas relata que sempre se sentiu encantado com a ornamentação das casas dos imigrantes e descentes de holandeses e fotografar para a exposição foi a realização de um sonho.  “Foi um prazer fazer os registros, pois desde pequeno admirava o cuidado da comunidade com suas casas. Poder registrar esses detalhes foi gratificante, capturarei objetos que fossem característicos da cultura holandesa para mostrar o zelo das pessoas para com a tradição neerlandesa”.

O curador finaliza relatando sua vivência ao montar a exposição. “A experiência resultou em uma série de fotografias muito interessante e esperamos que o público se encante tanto quanto nos encantamos ao adentrar nesses lares”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support