Álbum de fotos do século XIX é doado ao Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

As fotografias da Família de Geus são um importante documento de pesquisa para a equipe do museu que poderá abordar diferentes temáticas.

Um antigo álbum bordô e com marcas do tempo, capa dura e almofadada, com detalhes em metal, lâminas e fotos amareladas, datado do século XIX, com registros da Família de Geus na Holanda é o acervo fotográfico mais antigo doado ao Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil e memorial da imigração holandesa.

Os registros fotográficos são em formato de retrato de carde de visita – nome dado ao modelo dos retratos que são colados em um cartão grosso e com a inscrição do estúdio de fotos. Segundo Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, estas características no álbum foram modismo no período.

“Esse tipo de álbum fotográfico é uma relíquia, as imagens são muito importantes para se compreender a história, claro, com muito cuidado, com os devidos métodos e técnicas do campo da história, da análise e leitura de imagens históricas”, Felipe relata que as fotos são importantes documentos para a construção da narrativa histórica da comunidade, continua “Possuir um item desse em nosso acervo é muito importante, o Parque Histórico vem se empenhando em resgatar e pesquisar a história visual de Carambeí e a trajetória dos colonos antes mesmo de chegarem ao Brasil, isso nos possibilita preencher lacunas da narrativa histórica, deste modo podemos compreender o posicionamento socioeconômico de determinadas famílias e com isso, decodificar elementos presentes nas imagens.”

A análise das fotos poderá auxiliar em pesquisas sobre o período e permitirá que sejam abordas temáticas distintas. “Esses álbuns de família do final do século XIX podem revelar muito sobre o senso estético de uma sociedade, é importante para se entender até mesmo a História da Arte e a História da Moda, com vestes, vestimentas e indumentárias, poses e cenários, adereços e penteados”, finaliza o historiador.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt