Parque Histórico faz mapeamento colaborativo do patrimônio de Carambeí

 In Destaque, Noticias

O museu incentiva a comunidade a participar e contar o que entende como patrimônio na cidade.

O Parque Histórico de Carambeí convida a comunidade carambeiense, independente da faixa etária, para mapear o patrimônio da cidade, seja ele material ou imaterial, histórico, cultural ou natural. Esta é uma ação colaborativa que ajudará o museu a entender a representatividade patrimonial na sociedade, a diversidade e a pluralidade nas manifestações culturais presente no município.

Para participar é só acessar o site do Parque Histórico (www.aphc.com.br/mapadopatrimonio) até o dia 15 de setembro e responder no formulário: nome, idade, gênero, grau de escolaridade, bairro de residência, o que se entende por patrimônio e quais seriam os bens cabíveis de patrimonialização. Com este questionário em mãos a equipe do museu poderá entender o que é representativo para a comunidade, explica Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque Histórico. “É uma forma democrática de atribuir um valor simbólico na diversidade e na representação da população”.

O historiador incentiva todos a participarem desta ação e fala de sua importância para a comunidade. “Em primeiro lugar, devemos compreender a importância da cultura no meio social, temos a definição de patrimônio como um conjunto de conhecimentos, costumes, hábitos, arte, artesanato e outros aspectos de uma dada sociedade, é uma noção que funciona como elementos de identidade de um povo ou de um grupo. Dito isso, afirmo que é importante que as pessoas participem. Com o mapeamento poderemos incluir bens históricos, culturais e naturais que não são, até então, contemplados nesse entendimento aqui na cidade. Desta forma, espaços, lugares, festividades, bens culturais e o saber fazer podem ter sua representatividade garantida e consequentemente ações de valorização e de preservação”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt