Parque Histórico faz mapeamento colaborativo do patrimônio de Carambeí

 In Destaque, Noticias

O museu incentiva a comunidade a participar e contar o que entende como patrimônio na cidade.

O Parque Histórico de Carambeí convida a comunidade carambeiense, independente da faixa etária, para mapear o patrimônio da cidade, seja ele material ou imaterial, histórico, cultural ou natural. Esta é uma ação colaborativa que ajudará o museu a entender a representatividade patrimonial na sociedade, a diversidade e a pluralidade nas manifestações culturais presente no município.

Para participar é só acessar o site do Parque Histórico (www.aphc.com.br/mapadopatrimonio) até o dia 15 de setembro e responder no formulário: nome, idade, gênero, grau de escolaridade, bairro de residência, o que se entende por patrimônio e quais seriam os bens cabíveis de patrimonialização. Com este questionário em mãos a equipe do museu poderá entender o que é representativo para a comunidade, explica Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque Histórico. “É uma forma democrática de atribuir um valor simbólico na diversidade e na representação da população”.

O historiador incentiva todos a participarem desta ação e fala de sua importância para a comunidade. “Em primeiro lugar, devemos compreender a importância da cultura no meio social, temos a definição de patrimônio como um conjunto de conhecimentos, costumes, hábitos, arte, artesanato e outros aspectos de uma dada sociedade, é uma noção que funciona como elementos de identidade de um povo ou de um grupo. Dito isso, afirmo que é importante que as pessoas participem. Com o mapeamento poderemos incluir bens históricos, culturais e naturais que não são, até então, contemplados nesse entendimento aqui na cidade. Desta forma, espaços, lugares, festividades, bens culturais e o saber fazer podem ter sua representatividade garantida e consequentemente ações de valorização e de preservação”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support