Agosto é o Mês do Patrimônio no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

O museu dedica o período para propor uma discussão sobre a temática com a proposta de conscientizar sobre a preservação dos bens culturais.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, definiu agosto como Mês do Patrimônio no Museu em comemoração ao Dia do Patrimônio, 17 de agosto. Todas as atividades e ações realizadas pela instituição neste período serão voltadas a temática patrimonial, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação dos bens culturais.

“O Parque Histórico centra seus esforços no mês de agosto na conscientização, preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural de Carambeí com ações diversas que buscam trazer a discussão desse tema importante para nossos visitantes, mesmo que atualmente, de forma remota e virtual. Dentre essas atividades, iremos, por meio de ação colaborativa e comunitária, mapear o entendimento do que seria patrimônio para a população local, afim de nortear as futuras ações de educação patrimonial”, explica Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

O historiador afirma que trabalhar patrimônio e propor uma conversa com a comunidade se faz necessário para conhecer o se entende sobre o tema e tratar de assuntos relacionados a preservação. “Entendemos que a representatividade e o elo de pertencimento são questões importantes e imprescindíveis para que o museu garanta a assertividade no trabalho da conscientização da preservação dos bens históricos e culturais, por esse motivo, abrimos um diálogo com a população da cidade, para compreender o seu entendimento patrimonial.”

Serviço:

O Mapeamento Colaborativo do Patrimônio de Carambeí, uma ação voltada para os moradores de Carambeí que integra as atividades do Mês do Patrimônio, auxiliará o museu a entender a representatividade patrimonial na sociedade e a pluralidade nas manifestações culturais presente no município. Para participar é só acessar o site do Parque Histórico (www.aphc.com.br/mapadopatrimonio) e responder o formulário.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt