Semana do Folclore no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

Mesmo fechado ao público museu realiza ações para trabalhar o tema e valorizar as diversas representações culturais.

No dia 22 de agosto foi comemorado o Dia do Folclore, devido a relevância da celebração e como o Parque Histórico de Carambeí é um museu de memória dos imigrantes trabalhar este tema é pertinente para mostrar a diversidade cultural. Apesar da instituição estar fechada ao público, desde meados do mês março em virtude da pandemia do Coronavírus, foi instituída a Semana do Folclore no Parque Histórico com o intuito de abordar o tema.

Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí, conta que ações voltadas ao folclore foram realizadas no Parque em outros anos e diz ser oportuno trabalhar o conteúdo. “Em comemoração ao Dia do Folclore, nós do Parque Histórico instituímos uma semana temática em agosto para trabalhar o tema nas atividades do museu a pelo menos 2 anos e tem sido uma experiência muito interessante. Como somos um museu dedicado à memória de imigrantes e acreditamos na pluralidade como um caminho a ser seguido, optamos por divulgar e fomentar as manifestações do folclore de diferentes etnias que aqui se estabeleceram. Nesses anos temos trabalhado além da cultura holandesa, o rico folclore dos povos indonésios, poloneses e portugueses.”

Para o museu trabalhar com o folclore é importante, pois é um meio de preservar a história, conhecer as diferenças e evidenciar a herança cultural deixadas por etnias distintas. “Conhecer o folclore é um modo de reconhecermos a diversidade que habita nosso mundo, de identificarmos como próprias certas maneiras de ver e ser no mundo. Preservamos o folclore para celebrar o povo. Através da valorização das práticas folclóricas, valoriza-se o/a cozinheiro(a), o/a cantor(a), o/a poeta, o/a artesão(ã), os lugares, monumentos”, expõe Fernanda Hrycyna, integrante do Núcleo Educativo do Parque Histórico.

O historiador reforça a necessidade de a instituição investir nestas ações como forma de preservar as tradições, como a comunidade fez no decorrer dos anos. “É importante o museu se abrir para diversificar sua programação e inserir as mais diversas representações em suas atividades, trabalhar o folclore é trabalhar as raízes profundas na formação de identidade de um povo, seu legado popular e cultural. A comunidade de imigrantes holandeses em Carambeí desenvolveu ações na valorização do seu folclore desde os primeiros anos no Brasil e até mesmo se apresentou em festas e feiras na região e em Curitiba, por esse motivo o buscamos manter viva a cultura centenária da comunidade”.

 

Serviço:

O Parque Histórico está fechado ao público desde o dia 20 de março e não há previsão para retornar com as atividades presenciais. Neste período todas as ações realizadas pela equipe do museu e programação da Semana do Folclore estão centralizadas no site www.aphc.com.br/emcasa e são divulgadas por meio das mídias sociais, este foi o modo encontrado para que a instituição mantenha os laços com o público.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support