Parque Histórico realizará ações para a 14ª Primavera de Museus

 In Destaque, Noticias

Nesta edição do evento museal organizado pelo Ibram todas as atividades serão virtuais devido ao momento delicado originário da pandemia.

O Parque Histórico de Carambeí se prepara para a 14ª Primavera de Museus que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro, o evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a finalidade de motivar as instituições culturais a realizarem atividades norteadas por uma temática proposta. Mundo Digital: Museus em Transformação foi o tema definido para esta edição do evento que será totalmente virtual, devido a pandemia do COVID-19.

“O tema proposto deste ano não poderia ser mais pertinente, esse tem sido o maior desafio dos museus neste ano atípico de 2020, o Parque Histórico já vinha investindo na virtualização de suas atividades desde 2018, e buscou por intensificar sua atuação no mundo digital”, o historiador e coordenador cultural do Parque, Felipe Pedroso, anima-se com a temática desta edição e reforça a necessidade de buscar referência e constante atualização no meio digital. “Esse de fato é um caminho sem volta para os museus e uma realidade hoje. Pretendemos intensificar ainda mais essa abordagem no campo virtual, além de estudar e discutir frequentemente essas transformações que passam as instituições culturais na contemporaneidade”.

O historiador sempre se sente motivado a participar do evento museual que evidência os museus e suas ações. “Participar da Primavera de Museus é sempre gratificante, o evento busca unir as instituições culturais em torno de um tema específico com atividades variadas propostas pelo IBRAM. Isso mostra o dinamismo dos museus, movimenta toda a equipe, a comunidade e as visitas.  Neste período os museus também ficam em evidência na mídia e acabam atraindo um público que muitas vezes não conhecia a instituição, no fim das contas, quem sai ganhando com o evento é o público”.

O Parque Histórico preparou uma programação especial para a Primavera de Museus que contará com ações online, com uma série de vídeos para desvendar curiosidades do acervo, exposição virtual Caminhos do Leite, a virtualização da exposição de longa duração Espaço da Memória Feminina e oficina virtual de terrário. “Nossa programação oferecida para essa edição da Primavera de Museus reflete isso: a virtualização de atividades como mostras, exposições, oficina e uma série de vídeos, esperamos que o público aprecie e participe”. Expõe Felipe.

Serviço:

Todas as atividades realizadas pelo Parque Histórico de Carambeí para a Primavera de Museus ficarão disponíveis no site www.aphc.com.br/emcasa, criado especialmente para reunir as ações do museu neste período em que não é possível atender o público presencial em decorrência da pandemia.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support