Parque Histórico realizará ações para a 14ª Primavera de Museus

 In Destaque, Noticias

Nesta edição do evento museal organizado pelo Ibram todas as atividades serão virtuais devido ao momento delicado originário da pandemia.

O Parque Histórico de Carambeí se prepara para a 14ª Primavera de Museus que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro, o evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a finalidade de motivar as instituições culturais a realizarem atividades norteadas por uma temática proposta. Mundo Digital: Museus em Transformação foi o tema definido para esta edição do evento que será totalmente virtual, devido a pandemia do COVID-19.

“O tema proposto deste ano não poderia ser mais pertinente, esse tem sido o maior desafio dos museus neste ano atípico de 2020, o Parque Histórico já vinha investindo na virtualização de suas atividades desde 2018, e buscou por intensificar sua atuação no mundo digital”, o historiador e coordenador cultural do Parque, Felipe Pedroso, anima-se com a temática desta edição e reforça a necessidade de buscar referência e constante atualização no meio digital. “Esse de fato é um caminho sem volta para os museus e uma realidade hoje. Pretendemos intensificar ainda mais essa abordagem no campo virtual, além de estudar e discutir frequentemente essas transformações que passam as instituições culturais na contemporaneidade”.

O historiador sempre se sente motivado a participar do evento museual que evidência os museus e suas ações. “Participar da Primavera de Museus é sempre gratificante, o evento busca unir as instituições culturais em torno de um tema específico com atividades variadas propostas pelo IBRAM. Isso mostra o dinamismo dos museus, movimenta toda a equipe, a comunidade e as visitas.  Neste período os museus também ficam em evidência na mídia e acabam atraindo um público que muitas vezes não conhecia a instituição, no fim das contas, quem sai ganhando com o evento é o público”.

O Parque Histórico preparou uma programação especial para a Primavera de Museus que contará com ações online, com uma série de vídeos para desvendar curiosidades do acervo, exposição virtual Caminhos do Leite, a virtualização da exposição de longa duração Espaço da Memória Feminina e oficina virtual de terrário. “Nossa programação oferecida para essa edição da Primavera de Museus reflete isso: a virtualização de atividades como mostras, exposições, oficina e uma série de vídeos, esperamos que o público aprecie e participe”. Expõe Felipe.

Serviço:

Todas as atividades realizadas pelo Parque Histórico de Carambeí para a Primavera de Museus ficarão disponíveis no site www.aphc.com.br/emcasa, criado especialmente para reunir as ações do museu neste período em que não é possível atender o público presencial em decorrência da pandemia.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt