Parque Histórico lança exposição Caminhos do Leite

 In Destaque

Uma mostra fotográfica virtual que apresenta como o município se desenvolveu com a tradição láctea.

Caminhos do Leite é a nova mostra fotográfica virtual lançada pelo Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí. Com a exposição o corpo técnico do museu irá apresentar o povo holandês e a tradição na produção láctea.

“O objetivo da exposição é mostrar o percurso do leite, uma prática que foi e ainda é importantíssima na região, e responsável pelo desenvolvimento da localidade, tornando esse, dos primeiros locais a sofrer o processo de industrialização”, relata Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

Com a exposição o público conhecerá a relevância desta atividade que foi muito significativa na construção de Carambeí, explica o historiador. “A mostra fotográfica digital Caminhos do Leite mostra a importância que a prática agroalimentar láctea tomou na Colônia Carambeí, moldando inclusive as estruturas sociais, econômicas e culturais da comunidade. Dividida em dois momentos, evidencia as origens da cultura leiteira relacionada a identidade do povo holandês, remontando ao período medieval e moderno e num segundo momento ilustramos como a prática se estabeleceu em Carambeí e quais foram seus desdobramentos”.

Os imigrantes holandeses chegaram em Carambeí em 1911 e em sua bagagem trouxeram sonhos, o desejo de uma vida melhor e a prática leiteira que integra a tradição láctea holandesa. Com a chegada deste povo o trabalho com o leite foi intensificado na região e os derivados deste produto auxiliaram na formação da tradição das tortas na cidade, como conta Felipe é possível ver o desenvolvimento da prática leiteira unida ao saber fazer, tradição da confeitaria trazida pelos imigrantes, auxiliou para colocar o município como destaque na rota do turismo gastronômico. “A exposição mostra que a prática leiteira também moldou a cultura alimentar e foi uma das responsáveis pelo início da tradição das tortas”.

Serviço:

A exposição virtual está no site do Parque Histórico de Carambeí (www.aphc.com.br/exposicoes), junto com outras mostras digitais lançadas pelo museu desde 2018, período que a instituição passou a se dedicar a ações na rede como forma de democratizar o acesso do público que muitas vezes não consegue prestigiar presencialmente.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support