Parque Histórico lança exposição Caminhos do Leite

 In Destaque

Uma mostra fotográfica virtual que apresenta como o município se desenvolveu com a tradição láctea.

Caminhos do Leite é a nova mostra fotográfica virtual lançada pelo Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí. Com a exposição o corpo técnico do museu irá apresentar o povo holandês e a tradição na produção láctea.

“O objetivo da exposição é mostrar o percurso do leite, uma prática que foi e ainda é importantíssima na região, e responsável pelo desenvolvimento da localidade, tornando esse, dos primeiros locais a sofrer o processo de industrialização”, relata Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

Com a exposição o público conhecerá a relevância desta atividade que foi muito significativa na construção de Carambeí, explica o historiador. “A mostra fotográfica digital Caminhos do Leite mostra a importância que a prática agroalimentar láctea tomou na Colônia Carambeí, moldando inclusive as estruturas sociais, econômicas e culturais da comunidade. Dividida em dois momentos, evidencia as origens da cultura leiteira relacionada a identidade do povo holandês, remontando ao período medieval e moderno e num segundo momento ilustramos como a prática se estabeleceu em Carambeí e quais foram seus desdobramentos”.

Os imigrantes holandeses chegaram em Carambeí em 1911 e em sua bagagem trouxeram sonhos, o desejo de uma vida melhor e a prática leiteira que integra a tradição láctea holandesa. Com a chegada deste povo o trabalho com o leite foi intensificado na região e os derivados deste produto auxiliaram na formação da tradição das tortas na cidade, como conta Felipe é possível ver o desenvolvimento da prática leiteira unida ao saber fazer, tradição da confeitaria trazida pelos imigrantes, auxiliou para colocar o município como destaque na rota do turismo gastronômico. “A exposição mostra que a prática leiteira também moldou a cultura alimentar e foi uma das responsáveis pelo início da tradição das tortas”.

Serviço:

A exposição virtual está no site do Parque Histórico de Carambeí (www.aphc.com.br/exposicoes), junto com outras mostras digitais lançadas pelo museu desde 2018, período que a instituição passou a se dedicar a ações na rede como forma de democratizar o acesso do público que muitas vezes não consegue prestigiar presencialmente.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt