Scrapbook de fotografias que conta a história da CCLPL é doado ao Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

O Núcleo de Patrimônio e História do Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, recebe doação de livro com fotos e anotações referente a Cooperativa Central de Lacticínios LTDA (CCLPL), o material de inestimável valor histórico pertenceu a Simon e foi doado por seu filho Pieter Biersteker.

Cada fotografia possui uma anotação em holandês

“Este é um importante documento histórico que agora está sob posse do Parque Histórico de Carambeí, o livro artesanal, no estilo scrapbook, pertencia ao senhor Simon e conta com fotografias e anotações em holandês. Sem dúvidas é uma valiosa fonte para se compreender a construção, daquele que foi um dos marcos da história de Carambeí: a CCLPL. A edificação da fábrica representa a ascensão econômica dos imigrantes holandeses e seus descendentes e uma oportunidade de trabalho para pessoas do entorno da então colônia. Também representou um salto na industrialização do interior do Paraná, que contava inclusive com maquinário de ponta para a época”, relata Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

O álbum contempla fotos desde a construção da Cooperativa Central

A cooperativa foi um marco para o desenvolvimento econômico do município e empregava um número expressivo de moradores da cidade, expõe o historiador. “A CCLPL foi muito importante para a região e principalmente para Carambeí, foi a partir dela que boa parte da população obtinha renda, direta e indiretamente, sejam os cooperados, funcionários ou trabalhadores informais. A fábrica da cooperativa também atraiu centenas de mão de obra, foi por meio desse processe de industrialização que Carambeí começou a caminhar rumo ao desenvolvimento”.

O prédio da CCLPL 

Felipe ficou animado com a doação, que agora compõe o acervo do museu, tendo em vista a ligação afetiva que comunidade teve e ainda tem para com a CCLPL. “É muito bacana esse documento estar agora no acervo do Parque Histórico, visto que a população mais antiga tem um forte apego emocional a tudo que a Cooperativa Central representou e possibilitou para a cidade e os indivíduos que aqui escolheram para viver”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support