Parque Histórico abre ao público exposição Arte Decorativa

 In Destaque, Noticias

A mostra composta por quadros tem a finalidade de retratar o que era considerado arte pelos imigrantes holandeses e utilizado na decoração.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre ao público a exposição temporária Arte Decorativa –  a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí que é composta por pinturas, ilustrações, fotografias e bordados que remetem a admiração dos imigrantes holandeses por tais obras. A mostra foi lançada em fevereiro de 2020 e ficou apenas um mês em cartaz, logo precisou fechar devido as restrições ocasionadas pela pandemia do Coronavírus.

Mesmo com a retomada do atendimento ao público do museu depois de aproximadamente seis meses a mostra permaneceu fechada devido algumas restrições, Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque comemora esse retorno para a agenda de atrações. “A exposição volta para cartaz depois de um período de hiato, fechado, decidimos colocá-la novamente na programação para que o público possa desfrutar dela fisicamente, mas para quem ainda não pode vir ao Parque é possível prestigiá-la na versão digital disponibilizada no site da instituição (https://www.aphc.com.br/artedecorativa/)”. O historiador reforça que a decisão de resgatar a exposição se deu devido ao apreço do público. “Notamos que aqueles que a visitaram a Arte Decorativa encantaram-se e isso nos motivou a retomá-la”.

A mostra conta com 16 quadros, doados e que integram o acervo o museu, os quais mostram os gêneros de arte utilizados pelos imigrantes para decorar suas casas. Estão representados nas peças paisagens holandesas, símbolos da cultura holandesa (tulipa, tamanco e moinho) e bordados.

O Núcleo de História e Patrimônio, do Parque Histórico, com essa mostra descreve o que é considerado arte para a comunidade. “A equipe buscou retratar por meio do acervo que tínhamos na reserva técnica, traços característicos do que foi considerado como arte decorativa, até mesmo a estética do gosto nas residências e lares de famílias de imigrantes holandeses”.

Serviço:

A exposição Arte Decorativa – a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí fica no Parque das Águas, uma das alas museais do Parque, abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O museu está seguindo protocolos de segurança para prevenção ao COVID-19 e é obrigatório o uso de máscara em todas as alas, inclusive nos jardins.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt