Parque Histórico abre ao público exposição Arte Decorativa

 In Destaque, Noticias

A mostra composta por quadros tem a finalidade de retratar o que era considerado arte pelos imigrantes holandeses e utilizado na decoração.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre ao público a exposição temporária Arte Decorativa –  a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí que é composta por pinturas, ilustrações, fotografias e bordados que remetem a admiração dos imigrantes holandeses por tais obras. A mostra foi lançada em fevereiro de 2020 e ficou apenas um mês em cartaz, logo precisou fechar devido as restrições ocasionadas pela pandemia do Coronavírus.

Mesmo com a retomada do atendimento ao público do museu depois de aproximadamente seis meses a mostra permaneceu fechada devido algumas restrições, Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque comemora esse retorno para a agenda de atrações. “A exposição volta para cartaz depois de um período de hiato, fechado, decidimos colocá-la novamente na programação para que o público possa desfrutar dela fisicamente, mas para quem ainda não pode vir ao Parque é possível prestigiá-la na versão digital disponibilizada no site da instituição (https://www.aphc.com.br/artedecorativa/)”. O historiador reforça que a decisão de resgatar a exposição se deu devido ao apreço do público. “Notamos que aqueles que a visitaram a Arte Decorativa encantaram-se e isso nos motivou a retomá-la”.

A mostra conta com 16 quadros, doados e que integram o acervo o museu, os quais mostram os gêneros de arte utilizados pelos imigrantes para decorar suas casas. Estão representados nas peças paisagens holandesas, símbolos da cultura holandesa (tulipa, tamanco e moinho) e bordados.

O Núcleo de História e Patrimônio, do Parque Histórico, com essa mostra descreve o que é considerado arte para a comunidade. “A equipe buscou retratar por meio do acervo que tínhamos na reserva técnica, traços característicos do que foi considerado como arte decorativa, até mesmo a estética do gosto nas residências e lares de famílias de imigrantes holandeses”.

Serviço:

A exposição Arte Decorativa – a apreciação do belo na antiga colônia Carambeí fica no Parque das Águas, uma das alas museais do Parque, abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O museu está seguindo protocolos de segurança para prevenção ao COVID-19 e é obrigatório o uso de máscara em todas as alas, inclusive nos jardins.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support