2021 é um ano de festa para o Parque Histórico de Carambeí

 In Destaque, Noticias

Devido a pandemia as comemorações dos 20 anos da Associação Parque Histórico será virtual

Este é um ano significativo para a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), é celebrado os 110 anos de imigração holandesa no município e os 20 anos de fundação da instituição que nasceu com o desejo de preservar a memória dos imigrantes holandeses e difundir esta cultura.

Antigo estábulo datado de 1946 é a primeira ala do museu inaugurada em 2001

“No próximo dia 4 de abril estaremos relembrando os 110 anos da colônia Carambeí, foi quando chegaram as primeiras famílias de imigrantes holandeses. Já se passaram 10 anos do dia em que comemoramos o nosso centenário, um evento inesquecível quando inauguramos a Vila Histórica no nosso Parque, ala museal que reproduz a antiga vila de imigrantes, foi o ponto alto das festividades. Dez antes, ou seja, em 2001, fundamos a Associação Parque Histórico de Carambeí, ocasião em que inauguramos a Casa de Memória de Carambeí, na qual estava inserida, entre muitas peças museais e ambientes que retratam o passado da colônia, uma bonita maquete, feita por pessoas da comunidade, mostrando as construções dos primeiros tempos da colônia Carambeí.  Essa maquete era o sonho que deveria se tornar uma realidade, o que aconteceu somente em 2011, por ocasião do centenário”, Dick Carlos de Geus, presidente da Associação Parque Histórico, lembra de fatos notáveis e relevância deste ano comemorativo para a instituição.

Para o historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí este é um ano de festa, marcado pela chegada dos imigrantes holandeses e pela inauguração do museu, comemorações que estão ligadas. “É com muita alegria que celebramos neste ano os 20 anos da APHC e consequentemente, 20 anos do museu Parque Histórico de Carambeí, ambos são indissociáveis e estão atrelados em sua história. Também comemoramos os 110 anos da imigração holandesa no Paraná, o que também é um marco a ser celebrado em lembrança e homenagem aos primeiros imigrantes que buscaram nos Campos Gerais do Paraná uma vida melhor.”

Dick ressalta que a fundação do museu colocou Carambeí na rota do turismo. “Nessa trajetória de duas décadas inserimos nos Campos Gerais do Paraná o maior museu histórico a céu aberto do Brasil que é hoje um dos locais mais visitados do nosso Estado”.

A data comemorativa não passará em branco, será celebrada mesmo que timidamente pela instituição, que ao invés de fazer uma grande festa fará um evento virtual devido aos protocolos para prevenção a pandemia que proíbe ações que causam aglomerações. “Para festejar esse ano tão importante para instituição iremos promover, mesmo com todas as limitações que o cenário pandêmico nos impõe, uma agenda cultural repleta de atrativos, obviamente numa forma segura de celebrarmos a data.  Estamos investindo numa programação virtual bem extensa para o ano, inclusive, migrando os nossos eventos para essa modalidade, que creio seja uma inovação para o setor museal, expõe o historiador.

O Felipe se sente agraciado por compor o quadro de funcionários da instituição e estima que o museu celebre outros aniversários. “Como funcionário do museu a 7 anos, me sinto lisonjeado de poder contribuir com essa rica história e grato por todo o conhecimento, prática e experiência que a instituição e a própria comunidade me proporcionaram, desejo uma vida longa e próspera ao Parque Histórico de Carambeí”.

Ações do Museu para 2021

O historiador apresenta ações que serão realizadas no Parque Histórico neste ano. “Também iremos neste ano, reformular o Museu do Trator, um espaço temático no complexo museal que passará por adequações. Neste sentido, buscamos contextualizar e dar mais vasão ao legado agrícola da comunidade local. Além disso, também temos um calendário com exposições físicas e virtuais com especial cuidado na acessibilidade virtual, que é uma questão muito pertinente para o momento”.

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support