Parque Histórico realiza capacitação de estagiários

 In Destaque, Noticias

O treinamento foi reestruturado para que os funcionários tenham conhecimento sólido do conteúdo difundido pela instituição e estejam em constante formação.

O museu Parque Histórico de Carambeí está fechado para visitação seguindo decretos Estadual e Municipal. No entanto, o trabalho interno foi intensificado. Os profissionais aproveitaram esse momento para reorganizar suas ações com o intuito de melhorar o atendimento ao público, assim que retornar as atividades presenciais. Nesta semana a equipe foi reforçada com a contratação de quatro estagiários acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) dos cursos de história bacharelado, história e geografia licenciatura.

Fernanda Hrycyna, integrante do Núcleo Educativo do Parque, relata que estão buscando conhecimento e  aperfeiçoando o treinamento do grupo que deve ser constante. “Apesar de estarmos vivendo, desde o ano passado um período de insegurança e incertezas, a equipe técnica do museu está esperançosa e continuamente trabalhando para melhor cumprirmos com a missão de levar cultura e conhecimento ao público. Ao menos estamos tendo mais tempo para aprimorar nossos estudos e práticas, no que diz respeito à produção e divulgação de conhecimento histórico, à gestão de acervo, produção acadêmica e de exposições, treinamento e capacitação da equipe”.

O Núcleo Educativo é o responsável por preparar o conteúdo que é repassado aos visitantes baseado em pesquisas realizadas pelo Núcleo de História e Patrimônio e em estudos feitos pelos funcionários do setor. O historiador Lucas Kugler, encarregado por organizar e definir as ações do Educativo, estabeleceu um novo método de capacitação e reforça a necessidade do interesse contínuo pelo aprendizado com base teórica bem estabelecida. “O museu também é um palco de aprendizado que acontece de diferentes formas. A mediação oferecida pelos educadores da instituição atua como a voz do museu. Por esse motivo, é importante que a equipe do Núcleo Educativo tenha um referencial teórico com uma base sólida, a fim de promover a sua atividade com critérios técnicos e éticos”.

Estagiários recebem capacitação para trabalhar no museu

A chegada dos novos integrantes à equipe foi pertinente neste momento em que as ações foram reformuladas e será possível aplicar o método de desenvolvido. Assim, todos entram no ritmo estabelecido pelo corpo técnico do museu, afirma Fernanda. “Os Núcleos Educativo e de Mediação estão em fase de reestruturação. Começamos o ano com a chegada de novos estagiários e mudanças na equipe. Colocamos em prática o exercício de autorreflexão para avaliar antigas práticas e renovar nossas ações. O que não significa que a nova dinâmica esteja acabada e em perfeito estado. Esse tipo de trabalho demanda avaliações periódicas e está em constante transformação e aperfeiçoamento”.

Complementa explicando o passo a passo da proposta. “Neste ano, o treinamento dos estagiários se dará a partir de três processos: Em um primeiro momento será a apresentação da instituição e suas normas; a segunda etapa com a mediação de conteúdo pela coordenação do Núcleo Educativo; finalizará com reuniões de grupo de estudo que serão agendadas com frequência”. Kugler reforça que a capacitação será técnica para que todos conheçam profundamente a história do município. “O treinamento dos novos estagiários que compõe o setor educativo do museu é de caráter científico e cultural, pois busca discutir e difundir os conceitos museológicos que competem ao campo da educação patrimonial, assim como preparar a equipe para trabalhar com a história de Carambeí”.

O estágio é o primeiro contato do estudante com a carreira profissional, um momento para adquirir conhecimento unindo a teoria aplicada em sala de aula com a técnica da profissão. O Parque Histórico por ser um museu, um ambiente de construção de conhecimento, se preocupa e busca formação técnica para auxiliar a equipe nesse crescimento, como ressalta Fernanda; “Buscamos com esse novo formato garantir que os estagiários permaneçam em construção pessoal e profissional mesmo que já se sintam preparados para atender os diversos tipos de público, uma vez que as demandas do tempo se encontram sempre em transformação”. O historiador reforça que a capacitação dos membros da equipe é contínua. “Esse preparo é um quadro metodológico importante em museus, pois é um campo fértil para ressignificações, novos olhares, novas abordagens e novos sentidos. O quadro técnico da equipe do Parque está em constante atualização para que, a cada ano possamos aprender com a nossa experiência passada e aprimorarmos a nossa realidade museal”.

Animado o novo integrante da equipe, Matheus Menarim Moers é acadêmico de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e conta o que espera desta oportunidade no Parque Histórico. “Até agora encaro o estágio a partir de três visões específicas. A primeira delas é a acadêmica, visto que o estágio é uma forma de complementar a formação, seja por meio do contato com pessoas ou com discussões e trocas de ideias entre colegas de trabalho. A segunda é trabalhista, o estágio fortalece os alicerces para meu currículo como futuro historiador. A última delas é a visão pessoal. Estive por muito tempo buscando um local bacana para trabalhar, que fizesse sentido e estivesse em sintonia com meus gostos pessoais. Resumindo, o estágio é interessante não apenas em um sentido, mas em uma multiplicidade de fatores”.

Maria Lucia Camargo, acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia pela UEPG, está feliz com a oportunidade oferecida pelo Parque Histórico e a dinâmica proposta ajudará a construir sua carreia. “Estou gostando da forma como estão abordando o assunto para nos ensinar, estão sendo muito práticos, pra mim foi uma ótima oportunidade.  Para minha carreira profissional como professora, vai ser excelente porque um bom professor é aquele que viveu experiência e aprendeu para transmitir o conhecimento e ensinar”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support