Parque Histórico lança vídeos para difundir a tradição pascal da imigração

 In Destaque

Desde 2016 o museu Parque Histórico de Carambeí organiza a Páscoa no Parque. O evento tem por finalidade difundir tradições pascais de diferentes etnias. Devido à pandemia do Coronavírus, no ano de 2020 e neste ano, as ações do museu limitaram-se a atividades virtuais.

Para esta edição da Páscoa no Parque o museu lançou uma série de vídeos que mostram a tradição pascal de povos distintos. “A Páscoa é um fenômeno mundial, presente em diversos calendários. O que muda em cada país onde é celebrada são as tradições locais que carregam consigo a sua história. Pensando nessas bagagens culturais de muitos imigrantes que vieram para Carambeí, o Núcleo Educativo do museu preparou uma série de vídeos curtos e informativos sobre as suas tradições pascais étnicas”, conta Lucas Kugler, historiador do Parque Histórico.

O público poderá acompanhar os vídeos pelas redes sociais do Parque e conhecer a rica herança cultural dos imigrantes, Kugler cita exemplos do que foi abordado nas gravações. “A Páscoa Alemã (Ostern) e a tradição de pendurar ovos coloridos em árvores (a Osterbaum ou Osterstrauß). A Páscoa Eslava dos poloneses, russos e ucranianos cuja tradição típica podemos citar a famosa Pêssanka, que são ovos de galinha pintados com símbolos religiosos ou que representem a natureza. Já nas celebrações portuguesas, podemos encontrar uma alimentação diferente ocorrendo nos domingos de Páscoa com a presença das amêndoas, o pão de ló e o folar (pão recheado com bacon e linguiça defumada), bem como os licores e o Vinho do Porto. Quanto à Itália, existe a Pasquetta ou lunedi dell’Angeo, que acontece no segundo dia de Páscoa, logo após o domingo onde ocorre um piquenique. E na Páscoa holandesa, encontramos uma tradição muito comum entre os descendentes de holandeses que se estabeleceram em Carambeí – o Zoek de Eieren, onde as crianças podem caçar os ovos escondidos pelos seus pais.”

Os vídeos mostram outras curiosidades e tradições pascais das etnias que serão apresentadas na ação. Confira e conheça a Páscoa dos Povos.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support