Parque Histórico participará da 19ª Semana Nacional de Museus

 In Destaque, Noticias

Especialmente para o evento museal a instituição está preparando atividades on-line que serão de acesso gratuito pelo site e mídias sociais do museu.

Todos os anos o museu Parque Histórico de Carambeí organiza uma programação especial para integrar o seleto grupo de instituições culturais que participam da Semana Nacional de Museus, neste ano acontecerá entre os dias 17 e 23 de maio. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) com o intuito de celebrar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, para promover os museus e suas atividades em cima de uma temática estabelecida pelo Conselho Internacional de Museu (ICOM), que nesta 19ª edição propõe uma discussão sobre O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

Desde o ano de 2020 as instituições culturais estão limitadas a ações organizadas virtualmente, devido à pandemia do Coronavírus que levou os museus a fecharem suas portas ao público. Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico relata que participar do evento museal traz visibilidade a instituição que sempre organiza um cronograma especial e tem se adequado as condições exigidas pelo cenário atual. “O Parque Histórico é um participante cativo da Semana Nacional de Museus, acreditamos que isso dinamiza nossa programação e traz projeção para a instituição, portanto participamos em mais um ano com uma programação diferente, inteiramente on-line.”

Com a proposta de discutir e trocar experiências norteado pelo tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar o Parque Histórico preparou ações que propõem essa reflexão com as atividades que serão realizadas em parceria com outros museus, como apresenta o historiador. “A programação foi pensada dentro da temática proposta pelo IBRAM, desta forma, iremos somar forças e discutir com outras instituições de guarda de memória a nossa realidade regional.  Em parceria com o Museu do Tropeiro da cidade de Castro e da Casa da Memória Paraná de Ponta Grossa, pensamos em trazer para o público um podcast onde debateremos o futuro dos museus. Com o Centro Cultural Castrolanda e com o representante da cidade de Holambra, João Van Ham, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Cultural iremos discutir as iniciativas e ações na preservação e difusão da cultura neerlandesa em tempos de pandemia”.

O historiador conta que na oportunidade a instituição irá estrear um novo produto. “Teremos também o lançamento de um projeto piloto de visitação on-line via plataformas digitais, será uma modalidade nova e de certa forma inovadora que a instituição irá adotar”.

Entre tantos setores afetados direta e indiretamente pela pandemia os museus foram muito prejudicados, precisam se reinventar e buscar novas ferramentas para dar continuidade aos trabalhos realizados. A Semana Nacional de Museus é um estímulo para buscar novas estratégias, refletir sobre esse período com limitações e tantas mudanças para apresentar ao público o trabalho realizado dentro das instituições.  “Com essa programação buscamos debater e trazer alternativas para o cenário local do campo museal – um dos setores que mais foi afetado pela pandemia, pois acreditamos que juntos somos mais fortes. Esperamos que o público possa desfrutar dessa interatividade e se permitir conhecer o trabalho dos profissionais da cultura da nossa região”, comenta Pedroso.

Todas as atividades realizadas pelo Parque Histórico para a Semana Nacional de Museus serão gratuitas e de livre acesso ao público pelo site www.aphc.com.br ou pelas redes sociais do museu.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt