Parque Histórico lança visita virtual na Semana Nacional de Museus

 In Destaque, Noticias

As vagas para participar da mediação são limitadas e as inscrições são antecipadas.

Entre os dias 18 e 21 de maio o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, fará mediações virtual pela Casa da Memória. A ação integra a programação do museu para a 19ª Semana Nacional de Museus, será gratuita e realizada mediante inscrição antecipada feita pelo e-mail [email protected].

Desde 2017 o museu busca democratizar o acesso e romper as barreiras geográficas por meio de exposições virtuais que ficam hospedadas no site institucional (https://www.aphc.com.br/exposicoes/), com a pandemia do Coronavírus em março de 2020 as ações foram intensificadas. A mediação virtual é um projeto que a equipe da instituição vinha discutindo a implantação e a realização da Semana de Museus incentivou colocar em prática. “Em conformidade com o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou uma visita virtual mediada em tempo real para grupos agendados. A atividade lançada no evento museal, porém há planos para que ela se torne uma atividade fixa”, comenta Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico.

A mediação virtual possibilitará ao público que não conhece o Parque e a aqueles que já visitaram tantas vezes, mas não conhecem a história de Carambeí, visitar o museu e conhecer a tradição dos imigrantes por meio da narrativa dos mediadores. A ação reproduzirá o atendimento que é realizado aos grupos que são agendados com antecedência. Não há restrição para participar, mas os grupos serão formados conforme as características dos inscritos para facilitar a linguagem aplicada. “A mediação virtual visa apresentar o museu e a história da imigração holandesa em Carambeí conforme as exposições contidas na Casa da Memória, onde se localiza a primeira ala museal do Parque Histórico. A mediação é livre para todas as faixas etárias, mas será pensada conforme o perfil do público”, como explica o historiador.

As são vagas limitadas, os inscritos receberão um link para participar em tempo real por meio da plataforma do google meets, o tempo de duração será de aproximadamente 1h, cada grupo será composto por no máximo 40 pessoas e os participantes poderão interagir.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support