A trajetória agrícola de Carambeí é tema de podcast do Parque Histórico

 In Destaque

No dia 23 de junho, às 15h, o museu Parque Histórico de Carambeí lançará um podcast com o tema A trajetória agrícola de Carambeí, no viés da história ambiental, acesso pelo link www.aphc.com.br/podcast. O bate-papo que integra a programação do museu para a Semana do Meio Ambiente foi organizado pelo Núcleo Educativo em conjunto com o Núcleo de História e Patrimônio, contará com a participação de Lucas Erichsen doutor em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ).

Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler relata que o museu aproveitou o mês em que mundialmente é comemorado o Dia do Meio Ambiente e os olhares são voltados para a preservação do ecossistema para falar do tema. A instituição buscou falar da História Ambiental e explorar a agricultura que é presente na história de Carambeí. “O Dia do Meio Ambiente é uma data global voltada para a conscientização da preservação ambiental. O museu Parque Histórico de Carambeí elaborou uma semana de atividades culturais voltadas para essa temática com o intuito de disseminar novas perspectivas sobre o seu acervo agrícola. Dialogando com a História Ambiental, nos encontramos em um processo de entendimento sobre as realidades humanas e territoriais da história de Carambeí.

Segundo Karen Barros, historiadora do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico, é importante destacar a história agrícola durante o evento ambiental. Essa temática constitui a essência da imigração em Carambeí que é trabalhada no museu e muitas vezes fica em segundo plano, com um debate no formato de um podcast o museu quer chamar a atenção para o assunto. “Como estamos na Semana do Meio Ambiente, achamos oportuno trabalhar essa temática da agricultura. Queremos dar mais ênfase nesse assunto e o podcast é uma maneira de divulgar esse conteúdo”, comenta Karen. Kugler conta qual a proposta da ação. “Com o podcast A trajetória agrícola de Carambeí, no viés da História Ambiental, que faremos com a historiadora do Núcleo de História e Patrimônio, Karen Barros e o Lucas Erichsen, doutor em História Social, buscamos um debate sobre o processo histórico que é responsável por diversas transformações econômicas, ambientais e demográficas na trajetória da comunidade carambeiense”.

Para Kugler é um desafio para o museu atuar neste período de pandemia, mas ações virtuais possibilitam chegar aos lugares mais longínquos e a públicos distintos. “O museu cumpre com a sua função social ao trazer uma discussão pautada em novas percepções culturais da realidade, além de disseminar o conhecimento produzido dentro da própria instituição. Apesar das dificuldades criadas pelo momento pandêmico em que vivemos, a digitalização de nossas produções (como o podcast, pautado em um formato mais descontraído de diálogo) nos proporciona uma democratização mais ampla, aproximando o conhecimento científico da comunidade que acompanha o nosso trabalho através das redes sociais”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support