A trajetória agrícola de Carambeí é tema de podcast do Parque Histórico

 In Destaque

No dia 23 de junho, às 15h, o museu Parque Histórico de Carambeí lançará um podcast com o tema A trajetória agrícola de Carambeí, no viés da história ambiental, acesso pelo link www.aphc.com.br/podcast. O bate-papo que integra a programação do museu para a Semana do Meio Ambiente foi organizado pelo Núcleo Educativo em conjunto com o Núcleo de História e Patrimônio, contará com a participação de Lucas Erichsen doutor em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ).

Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler relata que o museu aproveitou o mês em que mundialmente é comemorado o Dia do Meio Ambiente e os olhares são voltados para a preservação do ecossistema para falar do tema. A instituição buscou falar da História Ambiental e explorar a agricultura que é presente na história de Carambeí. “O Dia do Meio Ambiente é uma data global voltada para a conscientização da preservação ambiental. O museu Parque Histórico de Carambeí elaborou uma semana de atividades culturais voltadas para essa temática com o intuito de disseminar novas perspectivas sobre o seu acervo agrícola. Dialogando com a História Ambiental, nos encontramos em um processo de entendimento sobre as realidades humanas e territoriais da história de Carambeí.

Segundo Karen Barros, historiadora do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico, é importante destacar a história agrícola durante o evento ambiental. Essa temática constitui a essência da imigração em Carambeí que é trabalhada no museu e muitas vezes fica em segundo plano, com um debate no formato de um podcast o museu quer chamar a atenção para o assunto. “Como estamos na Semana do Meio Ambiente, achamos oportuno trabalhar essa temática da agricultura. Queremos dar mais ênfase nesse assunto e o podcast é uma maneira de divulgar esse conteúdo”, comenta Karen. Kugler conta qual a proposta da ação. “Com o podcast A trajetória agrícola de Carambeí, no viés da História Ambiental, que faremos com a historiadora do Núcleo de História e Patrimônio, Karen Barros e o Lucas Erichsen, doutor em História Social, buscamos um debate sobre o processo histórico que é responsável por diversas transformações econômicas, ambientais e demográficas na trajetória da comunidade carambeiense”.

Para Kugler é um desafio para o museu atuar neste período de pandemia, mas ações virtuais possibilitam chegar aos lugares mais longínquos e a públicos distintos. “O museu cumpre com a sua função social ao trazer uma discussão pautada em novas percepções culturais da realidade, além de disseminar o conhecimento produzido dentro da própria instituição. Apesar das dificuldades criadas pelo momento pandêmico em que vivemos, a digitalização de nossas produções (como o podcast, pautado em um formato mais descontraído de diálogo) nos proporciona uma democratização mais ampla, aproximando o conhecimento científico da comunidade que acompanha o nosso trabalho através das redes sociais”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt