Parque Histórico lança exposição virtual sobre o esporte na comunidade

 In Destaque, Noticias

A mostra ‘As Práticas Esportivas na Colônia Carambeí’ ganha versão digital que contempla cerca de 350 fotos da comunidade durante atividades esportivas.

A exposição As Práticas Esportivas na Colônia Carambeí que está aberta para visitação na Casa da Memória, primeira ala museal do Parque Histórico de Carambeí, ganhou uma versão virtual que está disponível no site institucional www.aphc.com.br/praticasesportivas.

O coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, Felipe Pedroso é curador da mostra e relata que tem investido na virtualização das ações realizadas pelo museu. “Desde 2017 o Parque Histórico vem somando forças na virtualização de toda produção na instituição. Mostras, exposições, ações educativas, atividades recreativas e lúdicas já possuem suas versões digitais de acesso gratuito em nossa página da internet.”

A mostra fotográfica contempla cerca de 70 anos das práticas esportivas na comunidade, são mais de 350 imagens que foram digitalizadas para compor a exposição virtual. “A exposição As práticas esportivas em Carambeí também ganhou uma versão digital. Diferente da exposição física, nesta modalidade apresentamos uma quantidade muito maior de fotografias e de registros visuais das práticas esportivas praticadas aqui ao longo das décadas, são fotos desde 1920 até 1990 e evidenciam a importância do esporte como instrumento agregador na colônia”, conta Pedroso.

A novidade na exposição virtual são os recortes do Jornal Batavo que foram utilizados pelo historiador na pesquisa, mostram a representatividade do esporte para a comunidade e o incentivo por parte da cooperativo, como descreve Felipe. “A mostra fotográfica apresenta também um grande acervo dos periódicos Jornal Batavo, onde eram retratadas as práticas esportivas em todos os números de edição. O esporte sempre foi um elemento muito significativo para a cooperativa Batavo, um dos motivos é como os esportes possuem um poder agregador entre a comunidade”.

O esporte foi uma importante ferramenta de sociabilidade da comunidade carambeiense, com a exposição o historiador pretende mostrar que o museu é um lugar para todos. “Esperamos que as pessoas de Carambeí se sintam representadas nessa mostra, ela não representa apenas a imigração holandesa, mas toda a comunidade plural, de diferentes origens. Queremos com isso mostrar que o museu é de todos os cidadãos de Carambeí”.

Serviço:  

A exposição física que fica na Casa da Memória abre ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Para visitar as outras alas do museu é cobrado ingresso no valor de R$20,00. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares e profissionais da área de saúde com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade pagam meia entrada, no valor de R$10,00. Os moradores de Carambeí cadastrados, funcionários da Prefeitura Municipal de Carambeí cadastrados, crianças até 6 anos, acompanhante necessário de pessoa com deficiência e pessoas acima de 60 anos são isentos da tarifa. Nas quartas a entrada para visitar todas as alas do museu é gratuita para todos, exceto quando cai em feriado ou é dia de evento na instituição.

 

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support