Carambeí antes dos Imigrantes é tema de podcast do Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

Carambeí antes dos Imigrantes: o passado colonial é o tema do novo podcast lançado pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí. A ação integra o programa Papo de Museus que se propõe a trabalhar o conteúdo produzido com formato de programa de rádio e que pode ser ouvido em todos os lugares.

Fernanda Hrycyna, integrante do Núcleo Educativo do museu, comenta sobre a escolha do tema abordado no Papo de Museus. “A realização desse podcast teve como objetivo dar enfoque a uma discussão a qual presente na narrativa do museu é de pouca divulgação. A ocupação do território de Carambeí é anterior à imigração. No entanto, e é pouco discutida, pois o processo não foi tão determinante quanto em Castro e outras cidades do Paraná. Com essa atividade buscou-se inserir o território de Carambeí num contexto que conectou o sul e o sudeste do país, antes do século XX. A discussão não diminui a importância da imigração, mas permite desvendar a região com maior alcance de olhar”.

Dialogar sobre a Carambeí antes da imigração é necessário, porque, segundo os registros históricos, o município não nasceu com a chegada dos imigrantes. “Esse é um tema caro para o município, nunca houve um esforço da historiografia local em se debruçar sobre essa narrativa ou de torná-la mais acessível para o público em geral. Como uma instituição de guarda, pesquisa e difusão da memória local, o Parque vê com pertinência esse movimento de propor o debate,” comenta Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

O historiador dá continuidade reforçando a necessidade de debater o assunto. “Abrir espaço para discussões como esta é muito importante, a instituição museal precisa instigar a comunidade a conhecer a sua história. Provocar debates e questionamentos é um dos papéis dos museus na contemporaneidade, desta forma, buscamos trazer para o público a discussão da ocupação de Carambeí anterior à imigração”.

Acesse o link https://spoti.fi/3CXu9Hg e ouça o podcast Carambeí antes dos Imigrantes: o passado colonial, aproveite para conhecer as outras produções do Parque Histórico.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support