Parque Histórico lança podcast sobre alimentação na Idade Média

 In Destaque, Noticias

Alimentação na Idade Média é tema de podcast gravado para o programa Papo de Museu do Parque Histórico de Carambeí. O bate-papo virtual realizado por Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do museu contou com a participação do historiador Renato Toledo Amatuzzi, doutorando em História pela UFPR e especialista em história da alimentação medieval. Para ouvir o podcast que integra a programação do museu para a Feira Medieval virtual, realizada neste ano, é só acessar o link https://spoti.fi/3DNAeGK.

“Foi enriquecedor poder conversar sobre o tema com alguém com tanta propriedade, como o historiador Renato Toledo Amatuzzi. Assim como os demais episódios lançados especialmente para a Feira, esse não poderia ser diferente, também se discutiu fatos errôneos que acabaram por se naturalizar no imaginário popular sobre o que seria de fato a Idade Média, neste caso, a alimentação medieval”, Pedroso ficou animado com o lançamento do material, no qual foi apresentado alguns mitos representados como verdades nesse período.

O coordenador cultural afirma que é importante dialogar sobre o tema, pois muitos dos produtos que são apresentados como alimentos da Idade Média não fazem parte da temporalidade e do próprio contexto geográfico. “Desconstruir essas narrativas e questioná-las é muito importante, esse é um dos papéis de um historiador. A alimentação medieval está cercada por elementos que a caracterizam como rústica e primitiva, a imagem de um banquete comumente está associada a alimentos mais robustos, como abóbora, melancia, batata, milho. No entanto, nenhum desses alimentos existia no ocidente medieval, é uma falsa ideia anacrônica que foi criada e imaginada.”

Pedroso convida todos os apaixonados por Idade Média e alimentação para ouvir o podecast. “Esse podcast é para todos aqueles que se interessam pela temporalidade do medievo, para os frequentadores da feira e do nosso já tradicional banquete. Garanto aos ouvintes que essa será uma conversa deliciosa de ouvir, literalmente.”

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support